20 Fev
Viseu

Ao Centro

"Uma maçã na barriga é a tua melhor amiga"

por Redação

03 de Janeiro de 2020, 15:42

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

“De pequenino se torce o pepino” e o Jornal do Centro quis fazer parte da educação alimentar de cada uma das crianças do distrito de Viseu.

Pôs mãos à obra e editou a coleção “Os amigos da alimentação saudável”. “Pim e a maravilhosa maçã” conta a história de um pequeno chapim azul - o Pim - que adora maçãs e, sobretudo, os benefícios associados ao seu consumo.

É um manual com linguagem simples e imagens exclusivas, pensadas para cativar a atenção e interação dos pequenos leitores. Isto, porque acreditamos que as crianças podem aprender brincando e que o entusiasmo pode, também, contagiar e educar os adultos.

“Pim e a maravilhosa maçã” chegou já a cinco concelhos. Coincidência ou não, Moimenta da Beira foi o primeiro contemplado.

“Acho que esta iniciativa faz sentido. Creio que podemos associar-nos e o Jornal do Centro faz muito bem em sair da sua ‘casca tradicional’ e abordar estes temas connosco”, enalteceu José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal, que se juntou à iniciativa.

Os alunos da Escola Básica de Teivas e do Colégio Via Sacra também ficaram a conhecer os benefícios do fruto.

“O livro vai ser uma mais-valia. Temos de incutir cada vez mais nos nossos alunos uma alimentação saudável, também ao nível da fruta, e penso que eles vão adorar porque o livro é bastante ilustrativo”, afirmou Ana Ferreira, professora responsável pela Escola Básica de Teivas.

“É importante, mesmo através dos livros, as crianças perceberem que a forma como se alimentam tem uma repercussão fundamental, inclusive na aprendizagem. O livro fala sobre fruta e as crianças têm de perceber que é de extrema importância a ingestão deste alimento. Para eles, é muito mais fácil entenderem através de uma história, porque é algo que é lúdico e pedagógico, e é onde eles conseguem ir buscar, mais facilmente, exemplos e guardá-los para a vida”, disse Nuno Lopes, coordenador do primeiro ciclo do Colégio da Via-Sacra.

A Câmara Municipal de Viseu juntou-se ao Jornal do Centro porque, hoje, educar é mais do que ensinar. O autarca, Almeida Henriques, lembrou que o programa municipal Viseu Educa promove uma série de atividades aos alunos das escolas do concelho.

“É feito muitas vezes através da música, da dança e, no caso de Teivas, da hipoterapia, porque tem-se aqui uma atividade onde as crianças andam de cavalo numa parceria com a Associação Hípica e Psicomotora. Através destas atividades, vamos puxando o interesse pelo ensino e pela educação”, sublinhou Almeida Henriques.

Em S. Pedro do Sul a iniciativa foi elogiada porque surge numa altura em que nem todas as crianças comem bem.

“Nos dias de hoje, ainda há muitas lacunas a este nível e nós temos, no nosso agrupamento, um número considerável de alunos com suplemento alimentar, onde têm os lanches de manhã e tarde. Os diretores de turma e os professores sentem que ainda há carências. Tudo o que diga respeito à alimentação será bem-vindo”, disse António Martins, diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.

Também a presidente do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Rosa Figueiredo, considerou que o livro será uma mais-valia didática para a sala de aula.

“Nunca é demais colocar os alunos a consumir fruta e a ter uma alimentação saudável. Deparamo-nos, todos os dias, com imensas dificuldades em fazê-los cumprir as regras. Grande parte das nossas crianças são obesas, não fazem exercício físico e têm hábitos alimentares muito maus. O livro pode ser um ponto de partida para a exploração de conteúdos relacionados com o sistema digestivo e as doenças alimentares, podendo ter várias abordagens”, afirmou.

“Pim e a maravilhosa maçã” foi o primeiro livro da coleção “Os amigos da alimentação saudável” e ainda vai chegar a Santa Comba Dão, Tondela, Lamego, Vila Nova de Paiva.