18 Fev
Viseu

Região

Bombeiros de Cabanas com orçamento de 800 mil euros

por Redação

31 de Janeiro de 2020, 16:44

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato conta este ano com um orçamento que ronda os 800 mil euros e que foi aprovado juntamente com o Plano de Atividades, por unanimidade, em Assembleia Geral.

O principal evento do ano elencado pelo comandante da corporação dos Bombeiros de Cabanas de Viriato, Fernando Campos, é a cerimónia da comemoração dos 85 anos desta coletividade humanitária com data marcada para 13 de setembro, a Associação Humanitária foi fundada em setembro de 1935.

Outro dos eventos considerado importante para os Voluntários de Cabanas de Viriato é a realização dos festejos do Carnaval e da tradicional “Dança dos Cús” com datas marcadas para os dias 23, 24 e 25 de fevereiro e que vai contar com uma verba de 100 mil euros.

Quanto às necessidades imediatas da Corporação de Cabanas, em termos de equipamentos, o comandante revelou que é necessário adquirir um novo Veículo Tanque Tático Florestal, cujo investimento poderá variar entre os 195 e 200 mil euros.

Sobre os recursos humanos ao serviço do corpo ativo, Fernando Campos afirma que atualmente “nenhum comandante pode ousar dizer que tem os elementos necessários à sua operacionalidade, devido à dificuldade em recrutar voluntários”, lamentando que “continua a existir falta de incentivos ao voluntariado, no sentido de captar mais jovens para a causa dos bombeiros, quer a nível governamental, quer a nível municipal”.

Atualmente, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato possui no ativo 61 elementos operacionais, “embora o ideal seria ter nas nossas fileiras entre 80 a 100 voluntários”, frisa Fernando Campos. O comandante acrescenta que além da disponibilidade destes operacionais, a corporação possui as Escolinhas de Formação de Infantes e Cadetes com 18 elementos, entre rapazes e raparigas.