24 Fev
Viseu

Região

Casos de violência doméstica estão a diminuir em Carregal do Sal

por Redação

08 de Fevereiro de 2020, 17:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O número de processos relativos a casos de violência doméstica está a diminuir, mas ainda há 28 processos por resolver de acordo com os dados do Conselho Local de Ação Social (CLAS) que elaborou uma nova carta social.

Na abordagem aos novos indicadores deste documento, a vereadora responsável pela área no Município de Carregal do Sal, Cristina Borges, falou dos 78 casos referenciados, dos quais 50 estavam já arquivados, restando 28 processos ativos, na sua maioria referentes a violência doméstica.

Em relação ao Núcleo Local de Inserção (NLI) de Carregal do Sal, a coordenadora concelhia, Maria Manuela Correia, enquanto responsável e representante da Segurança Social, explicou a constituição, funcionamento e objetivos do NLI e especificou o papel da cada representante das entidades que o integram, no que se refere aos critérios de atribuição do Rendimento Social Inserção.

A coordenadora concelhia do NLI informou que, em dezembro de 2019, eram 63 os processos ativos referentes aos agregados que usufruem do Rendimento Social de Inserção, no concelho de Carregal do Sal, acompanhados pela Equipa Multidisciplinar “METAS”.

Cristina Borges, por seu lado, apresentou ainda o programa Atividade Física Sénior, abrangendo, nesta primeira fase, com 16 participantes e anunciou a realização da 9.ª edição da Tarde Interativa, que vai acontecer a 6 de março, no Centro Cultural de Carregal do Sal.