18 Fev
Viseu

Região

Nova associação de Mangualde solidária com a Austrália

por Redação

31 de Janeiro de 2020, 16:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Jovens criaram a associação Jovens do Castelo

CLIPS ÁUDIO

Criada em Mangualde, há cerca de quatro meses, a Associação Juvenil Jovens do Castelo surgiu com o intuito de dar um “conceito mais jovem e mais amiga do ambiente” às festas da Senhora do Castelo realizadas todos os anos em setembro.

O presidente da associação, Simão Carvalho, explica que o objetivo passa por garantir “uma maior fixação dos jovens no concelho e que os que saem para estudar ou trabalhar continuem a encontrar em Mangualde a sua causa”.

O responsável defende, para tal, a realização de diversas atividades para a juventude. Aberta a jovens dos 12 aos 32 anos, a Associação Juvenil Jovens do Castelo tem como preocupações as alterações climáticas e a sensibilidade pelos animais. Simão Carvalho realça o facto de a coletividade estar a ser bem aceite pela comunidade local. “Estamos a implementar-nos muito bem e estamos a encetar conversas com as várias associações existentes”, conta, acrescentando que os jovens estão a aderir bem ao grupo.

Associação é solidária com a Austrália

Depois do concelho de Mangualde e a região Centro ter passado, em outubro de 2017, por incêndios de grande dimensão e consequente destruição, a Associação Juvenil Jovens do Castelo considera que, nesta altura, a atenção deve ser direcionada para a Austrália que há várias semanas se vê em apuros com as chamas. Simão Carvalho diz que está na altura de retribuir a solidariedade que o concelho mangualdense e a região receberam há mais de dois anos.

A associação acredita que a iniciativa da solidariedade tem que partir “acima de todos os países do mundo, de nós portugueses porque apenas nós, enquanto país, sabemos o que a Austrália está a sofrer”.

Assim, em março, dia 7, está agendada uma noite musical com artistas, da região e não só, que segundo a associação vão participar “de forma gratuita e solidária”, em que a receita da bilheteira reverte na totalidade para a Wires (santuário de coalas e cangurus) e para a NSW Rural Fire Service (bombeiros australianos). A iniciativa vai decorrer no auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, pelas 20h30.