24 Fev
Viseu

Região

Queijo Serra da Estrela para provar e vender

por Redação

01 de Fevereiro de 2020, 15:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Feira decorre a 8 e 9 de fevereiro

CLIPS ÁUDIO

Dar a provar e vender o “melhor queijo Serra da Estrela” é o objetivo do certame que nos dias 8 e 9 de fevereiro vai decorrer no centro da vila de Penalva do Castelo, junto à Igreja da Misericórdia.

Cerca de duas dezenas de produtores e queijarias certificadas e licenciadas do concelho penalvense participam na tradicional feira do queijo onde também outros expositores mostram o que de melhor fazem, nomeadamente o artesanato, os produtos da terra, o fumeiro, a doçaria, os licores, entre outros produtos e materiais, espalhados pelos cerca de 50 stands.

O presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo destaca a “trilogia de excelência” do concelho: para além do queijo também a maçã Bravo de Esmolfe e o vinho da região do Dão. O autarca acredita que com a realização da feira, os produtores do concelho sentem-se motivados para produzir “mais e melhor”. No evento está prevista a presença da ministra da Agricultura, que vai ouvir dos agricultores pedidos de incentivos para quem trabalha a terra na vertente da pastorícia e produção do queijo. Incentivos que segundo o presidente da Câmara “são merecidos” porque, como diz, o pastor e o rebanho não têm férias, não há feriados nem domingos.

Animação não vai faltar

Ao longo dos dois dias a animação musical vai ser uma constante com a participação de vários grupos do concelho e não só. No sábado (dia 8) sobe ao palco principal o artista popular José Malhoa e no domingo (dia 9) a animação também está garantida com o programa televisivo “Somos Portugal. “Quem vier a Penalva do Castelo vai dar por bem empregue o seu tempo”, refere o autarca.

Queijeiros pedem apoio

Produtores de queijo de Penalva do Castelo, através da Associação de criadores de gado da Beira Alta, pediram ajuda à Câmara Municipal a pensar na atribuição de uma compensação para os rebanhos, nomeadamente ao nível da vacinação.

O presidente do município disse ao Jornal do Centro que a autarquia está a elaborar um regulamento para, em breve, começar a apoiar os produtores de queijo. Francisco Carvalho considera que o queijo Serra da Estrela “é um produto demasiadamente importante para a estratégia do concelho, a nível do enoturismo, que temos de proteger e incentivar para que os produtores sintam que o produto é rentável”. “É um bom investimento produzir queijo Serra da Estrela”, garante.