18 Fev
Viseu

Região

Sátão vai ter duas centrais fotovoltaicas

por Redação

04 de Março de 2018, 18:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Os dois parques de energia solar ficarão situados em Ferreira de Aves

CLIPS ÁUDIO

No concelho de Sátão vão ser construídas duas novas Centrais Fotovoltaicas que produzirão 4 Megawatts de energia, o suficiente para cerca de 60 por cento da população do concelho, ou seja, pouco mais de sete mil consumidores. O investimento ronda os sete milhões de euros e é da responsabilidade da empresa Power&sol, Energias Renováveis SA, uma companhia especializada em “produção de eletricidade de origem eólica, geotérmica e solar”.

Um dos parques solares ficará situado a norte da aldeia do Covelo e o outro a sul da mesma localidade, ambas, na freguesia de Ferreira de Aves.

Segundo o presidente da Câmara de Sátão, Paulo Santos, “a construção das duas centrais solares vai ter um prazo de seis meses”, gerando “um posto de trabalho fixo e dez empregos indiretos, relacionados com ser viços de manutenção e limpeza”.

Paulo Santos sublinha que este tipo de investimento é sempre bem-vindo para o concelho “porque acaba sempre por gerar mais-valias diretas e indiretas para o concelho, tendo em conta que a empresa que vai construir as duas centrais durante os próximos seis meses vai ter em permanência no local cerca de 30 operacionais, entre quadros superiores e médios, que vão contribuir de uma forma positiva para a economia local ao gerar mais riqueza, ao nível do alojamento, restauração e consumo, no restante comércio local”.