20 Fev
Viseu

Cultura

Binaural Nodar será artista residente do Plano Nacional das Artes em Castro Daire

por Redação

10 de Fevereiro de 2020, 14:32

Foto Arquivo Jornal do Centro

Associação cultural vai implementar projeto cultural em conjunto com a Câmara e o Agrupamento de Escolas

CLIPS ÁUDIO

A associação cultural Binaural Nodar foi selecionada pelo Plano Nacional das Artes para ser artista residente em Castro Daire no âmbito do desenvolvimento do programa dinamizado pelo Governo, através dos ministérios da Cultura e da Educação.

A instituição sediada em Vouzela vai apresentar em Castro Daire o projeto “Matéria Rural: Forma, Função e Potência”, que será realizado num contexto audiovisual para recordar o passado rural e de ofícios da região. A implementação será realizada através de um projeto cultural de escola, feito em parceria com a Câmara local, o Agrupamento de Escolas da vila e várias instituições locais.

“É um projeto artístico de etnografia audiovisual e de arte contemporânea, cujo objetivo consiste na revalorização do potencial criativo das matérias "essenciais" e dos atos de criação e de transformação das mesmas”, explica a Binaural Nodar em comunicado.

A associação recorda que, durante milhares de anos, as comunidades que viviam no atual território de Castro Daire “conseguiram sobreviver numa geomorfologia árdua, feita de montanhas, de vales, de rios e riachos, de penedos de granito e de vegetação hirsuta, muito graças ao engenho da invenção permanente, à força física e à habilidade de moldar a matéria em funções necessárias de abrigo, de uso, de símbolo e proteção”.

Nestes tempos cada vez mais imateriais e cada vez mais especializados, questionamo-nos: Que novos sentidos é possível conferir às formas essenciais: a pedra, a argila, o galho, a raiz, a pele, a planta? Como convocar perceções de especificidade das artes e ofícios de um território como o de Castro Daire e de as ligar de forma prenhe à descoberta de novas formas e funções? Que comunidades podem tomar nas suas mãos o desafio de criar produtos que sejam simultaneamente arte e função?”, pode ler-se na nota da Binaural Nodar.

O Plano Nacional das Artes tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa e numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida, e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, através de medidas como residências artísticas nas escolas e a realização de visitas de estudo.