20 Fev
Viseu

Cultura

Inscrições já estão abertas para o Vistacurta 2020

por Redação

11 de Fevereiro de 2020, 11:23

Foto Arquivo Jornal do Centro

Cineclube de Viseu já arrancou com a apresentação de candidaturas para o festival

CLIPS ÁUDIO

O festival Vistacurta, organizado pelo Cineclube de Viseu, já tem as inscrições abertas para todos aqueles que queiram participar na edição deste ano.

O anúncio foi feito pela instituição em comunicado divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro), com o objetivo de “estimular e consolidar a difusão da cinematografia realizada, rodada ou produzida em Viseu e dá-la a ver a toda a comunidade”.

Segundo a organização, todos os autores de filmes da região podem participar na iniciativa, com o objetivo de mostrar grandes curtas-metragens feitas na zona.

A categoria “Produção Local” é dedicada aos filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do mesmo, englobando estudantes de cinema, autodidatas ou outros talentos que se conectem à arte cinematográfica.

A produção nacional centra-se na categoria “Aqui na Terra”, que abrange a tudo o que é nacional e que interpela a questão da interioridade, partindo da obra com o mesmo nome de João Botelho, que “refletia sobre um país de altos contrastes e grandes clivagens sociais chamado Portugal, valorizando a importância de uma prática política e artística no cinema”.

Segundo o Cineclube, em 2019 o número de inscritos aumentou em 2019, tendo ultrapassado os 200 projetos. “Uma subida importante em relação ao número ao número de participantes do ano anterior e que demonstra a vitalidade deste campo de criação”, pode ler-se na nota.

As inscrições estão abertas até 30 de junho.