30 Mar
Viseu

GERAL

Coronavírus: Centro de Saúde de S. Comba Dão com tenda de campanha

por Redação

19 de Março de 2020, 20:39

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Uma tenda no exterior da Unidade de Saúde Familiar Rio Dão, no Centro de Saúde de Santa Comba Dão, vai possibilitar a triagem de possíveis doentes com suspeita de contágio pela nova Covid-19 (coronavirus). Foi montada assim uma área de atendimento específica para lidar com um eventual aumento de casos.

Nesta operação, o Centro de Saúde e a USF Rio Dão contou com o apoio da Proteção Civil e Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

Diogo Ramos, coordenador do Centro de Saúde de Santa Comba Dão, explicou que esta medida, executada no terreno em 24 horas e em antecipação ao que vai acontecer no resto da região do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões (ACES), tem como objetivo “fazer um rastreio para monitorizar os primeiros casos” numa área que também é atravessada pelo IP3. “Isto, sempre numa dimensão preventiva e para que a unidade não sofra constrangimentos durante o seu funcionamento normal”, acrescentou.

O atendimento normal dos utentes com consulta programada vai continuar a ser feito, através do contato telefónico. Caso haja necessidade de fazer uma eventual observação há também essa possibilidade que será feita por marcação, em que o “doente” a uma hora marcada, certa, específica, é rapidamente observado e sai sem permanecer durante um período muito alongado no interior do edifício.

“Outra das medidas adoptadas resulta da possibilidade de aumentar o tempo do atendimento dedicado aos domicílios de cada utente, de forma a se poder observar os doentes em casa, sem terem que se deslocarem à unidade de saúde e sem estarem expostos a mais uma fonte de contágio e sem estarem confinados à sala de espera durante muito tempo”, explicou ainda Diogo Ramos.

 

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts