30 Mar
Viseu

GERAL

CORONAVÍRUS: Utente da Santa Casa da Misericórdia de Resende infetada

por Redação

22 de Março de 2020, 15:50

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Uma mulher de 94 anos internada desde agosto na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Misericórdia de Resende está infetada com o novo coronavírus. A situação clínica da utente agravou-se na passada sexta feira quando apresentou um estado febril e deficiência respiratória, o que fez com que fosse encaminhada para os cuidados referenciados do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde foi confirmada a infeção, sendo depois transferida para o Hospital de Penafiel.
Ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, explicou que a partir do momento da confirmação do caso “a misericórdia desencadeou todo o processo do plano de contingência e todos os doentes da unidade foram colocados em isolamento”.
Por determinação da Delegação Regional de Saúde, os cerca de 32 colaboradores que terão lidado com a mulher infectada estão em quarentena no domicílio. O autarca garante que o serviço da Santa Casa de Resende não está em risco, uma vez que conta com diversas valências, mas alerta para a escassez de equipamentos de protecção individual. “A autarquia está a ajudar para tentarmos resolver a situação e a minimizar os prejuízos”, adianta acrescentando que todos os utentes e colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados vão ser rastreados. Processo que iniciou este domingo. O Jornal do Centro sabe que o espaço da misericórdia está também a ser desinfetado.
Garcez Trindade apela ainda para que a população fique em casa “para se protegerem e protegerem os outros” e que sigam as normas da Direção-geral da Saúde. 
Também o provedor, Jaime Alves, garante que a instituição "está a fazer tudo o que está definido pelas autoridades. Segundo o responsável vão ser feitos testes a todos os utentes do hospital de acamados, num total de 10, e mais 15 utentes da unidade de cuidados continuados. Jaime Alves apela à solidariedade da população para que possam ajudar a instituição com a oferta de materiais de proteção individual.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts