24 Fev
Viseu

Região

Patinagem artística cresce em Carregal do Sal

por Redação

31 de Janeiro de 2020, 13:43

Foto Arquivo Jornal do Centro

Grupo foi fundado há 20 anos

TÓPICOS

Carregal do Sal

patinagem

CLIPS ÁUDIO

A secção de patinagem artística da Associação de Desporto e Educação Física (ADEF) de Carregal do Sal continua a crescer e é frequentada por 65 jovens patinadoras. Só dois são rapazes

O grupo foi fundado há 20 anos, precisamente no verão do ano 2000 mas depois passou por um período crítico de quase estagnação e com uma atividade muito reduzida, que durou 17 anos.

Em 2017, as antigas patinadoras e agora treinadoras, Patrícia Ferreira e Andreia Pereira, decidiram retomar a modalidade “a 100 por cento”.

Há três anos que a patinagem artística da ADEF de Carregal do Sal começou a ter muita procura por parte de jovens do concelho que deu origem ao Grupo de Patinadoras, agora com 65 jovens raparigas, entre os 4 e os 15 anos, que em 2018 decidiram aderir e a inscreverem-se na Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) através da Associação de Patinagem de Coimbra (APC).

Com a oficialização, o grupo tem vindo a participar em todos os eventos de cariz nacional, como torneios, galas, festivais e testes de iniciação para melhorarem as suas capacidades técnicas.

Para garantir a sua subsistência económica e financeira, as patinadoras da ADEF sobrevivem à custa de alguns apoios institucionais, nomeadamente da Câmara Municipal de Carregal do Sal através de um subsídio anual, bem como da ajuda das mensalidades que são pagas pelos pais e também por alguns patrocinadores.