30 Mar
Viseu

Região

Coronavírus: Apenas cinco concelhos da região Dão Lafões com centros de triagem

por Redação

24 de Março de 2020, 19:33

Foto Igor Ferreira

Áreas Dedicadas Covid-19 vão apoiar concelhos vizinhos

CLIPS ÁUDIO

Apenas cinco dos 14 concelhos da região Dão Lafões vão acolher, a partir da próxima quinta-feira (26 de março), centros de triagem para pessoas com suspeitas de Covid-19.

São eles: Mangualde, Satão, Tondela, Viseu e Vouzela, sendo que cada um destes centros dará resposta aos concelhos vizinhos.

Desta forma, o centro de triagem de Mangualde vai apoiar aos concelhos de Penalva do Castelo e Nelas; Tondela dará resposta a Carregal do Sal e Santa Comba Dão; Castro Daire, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul vão ser servidos pelo centro de triagem de Vouzela; Sátão vai acolher utentes de Vila Nova de Paiva e Aguiar da Beira e, por último, o centro de triagem de Viseu apenas servirá utentes do próprio concelho.

No final da semana passada, a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, tinha anunciado, em declarações ao Jornal do Centro, que gostaria de ver todos os concelhos debaixo da tutela desta entidade serem servidos por estes centros.

As também chamadas de Áreas Dedicadas Covid-19 estão a ser implementadas e prevê-se a entrada em funcionamento esta quinta-feira (26 de março), assim que terminar a Linha de Atendimento Médico, até agora a fazer a despistagem de casos.

Além de médicos, também vão prestar serviço nas Áreas Dedicadas Covid-19 enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Nos Centros de Saúde vão ser mantidas as atividades já implementadas e definidas, como é o caso do atendimento e consulta telefónica.

É nestas Áreas Dedicadas Covid-19 que vão estar disponíveis profissionais com formação e testes de validação da doença.

A norte do distrito de Viseu, também já foram criados três centros de triagem, no âmbito das orientações do ACES Douro Sul. Um no Centro de Saúde de Lamego, o segundo no Serviço de Urgência Básica de Moimenta da Beira e o terceiro na unidade de saúde de S. João da Pesqueira.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts