30 Mar
Viseu

Região

Coronavírus: Área Dedicada Covid-19 Viseu já está a funcionar

por Redação

26 de Março de 2020, 15:53

Foto Arquivo Jornal do Centro

Centro só para quem é referenciado pelos médicos. Em Viseu, há 19 casos positivos. Na área de abrangência Dão Lafões são 29

TÓPICOS

Áreas dedicadas Covid-19

CLIPS ÁUDIO

A Área Dedicada Covid-19 de Viseu entrou esta quinta-feira em funcionamento. O diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões explica que o espaço está pronto para responder à realização dos testes, mas apenas lá vai que estiver referenciado.

Dados disponibilizados aos Jornal do Centro indicam que no concelho de Viseu há 19 casos de pessoas positivas com a Covid-19, enquanto que na área de abrangência Dão Lafões são 29.

“As equipas já estão constituídas, há escalas definidas e neste momento também existe já ao nível do ACES capacidade de resposta à realização dos testes que são pedidos pelos médicos das diferentes unidades que estão no terreno. Recordo que privilegiamos sempre o contacto telefónico quer seja diretamente com as nossas unidades quer seja através da linha SNS24”, esclarece o médico.

Cabrita Grade diz que o centro está a funcionar e a “fazer análises”. “isto não é uma coisa de porta aberta. Não deixamos entrar as pessoas e só estão duas de cada vez. Aproveito também para lembrar às pessoas que utilizem os contactos telefónicos que estão a ser divulgados”, sustenta,

Já os casos urgentes seguem outro circuito. São tratados através do 112 que “desvia os doentes para algo parecido com o que estamos a fazer nos centros de saúde que são as áreas dedicadas dos hospitais”.

Além de Viseu, vão entrar também em funcionamento as áreas dedicadas de Vouzela, Tondela, Sátão e Mangualde. A norte do distrito de Viseu, e da responsabilidade do ACES Douro Sul, estes centros estão em Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira e Lamego.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts