03 Abr
Viseu

Região

Coronavírus: Centro Hospitalar Tondela-Viseu cria conta bancária para donativos em dinheiro

por Redação

26 de Março de 2020, 15:20

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai abrir uma nova conta bancária destinada para receber donativos em dinheiro para o combate contra o novo coronavírus.

A instituição de saúde já lançou esta semana uma campanha de angariação de materiais de proteção. Segundo a administradora hospitalar e relações externas para a Covid-19 do Hospital de Viseu, Maria José Santos, há muitas pessoas e empresas interessadas em fazer doações monetárias.

“Terá de haver uma grande transparência e não haver a hipótese de tentar, se não está devidamente contabilizado o que foi recebido para efeitos só da Covid-19. O Hospital de Viseu já pediu autorização para abrir uma conta específica para os donativos e que vamos divulgar no site”, explica.

Para a campanha de angariação de materiais, Maria José Santos refere que “o material que precisamos vai variando”.

“Inicialmente, estávamos a precisar de muitas cogulas descartáveis. Enquanto não tínhamos material para entregar às empresas de confeção, que se ofereceram para o confecionar, viu-se que elas nos faziam bastante falta para dar uma resposta adequada, bem como as proteções para os pés. Estamos a tentar resolver com as empresas de confeção”, explica.

Além destes materiais, Maria José Santos conta ainda que o CHTV tem recebido várias ofertas de viseiras para os profissionais de saúde, feitos no método de impressão 3D. Segundo a instituição de saúde, a campanha visa ainda recolher máscaras cirúrgicas, luvas, óculos, monitores de anestesia, batas impermeáveis e ventiladores, entre outros materiais. Os profissionais do Hospital de Viseu já alertaram para a necessidade de outros materiais caso se dê o agravamento da doença na região.

A relações externas para a Covid-19 deixa também indicações quanto à entrega de material e alerta para que as pessoas não se desloquem aos hospitais, salvo por marcação prévia. “Se for para entregar uma grande quantidade de materiais, têm de ser entregues em horário acordado com os serviços de armazenamento, os serviços farmacêuticos ou os serviços de alimentação. Agradecia que ligassem para o número que consta na publicitação feita nas redes sociais”, remata.

As doações deverão ser feitas, contactando o Hospital de Viseu pelo número 969 377 193.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts