30 Mar
Viseu

Região

Coronavírus: União das Misericórdias acompanha situação na região

por Redação

25 de Março de 2020, 15:59

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Secretariado Regional de Viseu da União das Misericórdias Portuguesas está a acompanhar as preocupações das instituições, numa altura em que os lares estão em alerta vermelho por causa do novo coronavírus.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente, José Tomás, realça alguns métodos que podem reduzir o risco de contágio, como a separação das valências das instituições.

“[É possível] acionar as respostas sociais, se possível, ou dividi-las. Podemos dividir em dois ou três em funcionamento e isolar cada uma das partes em relação à outra, meramente utentes e colaboradores. Estamos a reduzir o foco e também a dimensão do problema, o que permite-nos dar respostas mais rápidas e oportunas ao problema”, sustenta.

José Tomás sublinha ainda que também é possível “trabalhar em ciclos maiores com pessoas em casa”, durante períodos de 14 dias, como acontece na Misericórdia de Mangualde, onde o próprio é provedor. “Permite reduzir os contactos logo em 50 por cento, a nível dos colaboradores, e permite ter uma resposta indiretamente disponível para fazer face ao problema que surja”, diz.

Segundo o presidente do Secretariado Regional de Viseu da União das Misericórdias Portuguesas, os cuidados aos utentes estão garantidos e diz que as medidas de contingência estão a ser seguidas pelas misericórdias, que “estão a trabalhar em rede” e têm um canal de comunicação online onde todas as instituições estão informadas e sabem do que se está a passar no setor e em cada Santa Casa.

“É uma ameaça real, está no meio de nós e temos que agir para mitigar esta ameaça. As misericórdias tiveram de aplicar medidas para minimizar qualquer foco de contágio. Elas foram progressivas e adequadas a cada momento. Estamos a aplicar tudo o que é possível aplicar”, remata José Tomás, que assegura que “as pessoas têm de continuar a ser tratadas e não podem ser abandonadas”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts