03 Abr
Viseu

Região

Produção de leite e queijo com mais incentivos em Penalva do Castelo

por Redação

15 de Fevereiro de 2020, 11:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O regulamento para apoiar pastores e rebanhos do concelho penalvense foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo, que decorreu no passado dia 10 de fevereiro. Um dia depois da Feira Festa do Pastor e do Queijo. O documento está em discussão pública até ao final da próxima semana, sendo que na próxima reunião do executivo, no dia 24 de fevereiro, volta a ser votado com as possíveis alterações sugeridas durante a discussão pública. O presidente da autarquia de Penalva do Castelo considera que a discussão pública pode enriquecer o documento.

A medida da Câmara Municipal avança com o objetivo de ajudar a crescer o fabrico do queijo Serra da Estrela, um dos ex-líbris do concelho.

Segundo o presidente da autarquia, Francisco Carvalho, um dos apoios está direcionado para os rebanhos das raças autótones Bordaleira e Churra Mondegueira para fortalecer o respectivo incremento na região. “Aos produtores de caprinos também vamos atribuir um pequeno incentivo”, explica o autarca acrescentado que o aumento de produção de leite vai ser compensado.

Os jovens do concelho penalvense, que queiram iniciar a atividade da produção do queijo Serra da Estrela, também vão usufruir de apoios, com a atribuição, por parte do município, de um incentivo financeiro de cinco mil euros.

O regulamento menciona também as queijarias legalizadas que segundo Francisco Carvalho vão receber 250 euros de benefícios por ano.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts