18 Fev
Viseu

Região

Festa dos Saberes e Sabores chega com mudanças

por Redação

23 de Fevereiro de 2018, 11:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

Câmara de S. João da Pesqueira adiciona iniciativas desportivas à divulgação gastronómica

CLIPS ÁUDIO

O concelho de S. João da Pesqueira vai acolher ao longo de três fins de semana (24 e 25 de fevereiro, 3 e 4 de março e 10 e 11 de março), no salão de exposições e anfiteatro, um dos eventos de referência na região: a Festa do Saberes e Sabores do Douro.

O objetivo é o de promover a região, no âmbito da rota das amendoeiras em flor, através da divulgação da gastronomia típica e regional e também das artes e ofícios.

Este é o primeiro ano que o executivo liderado por Manuel Cordeiro está à frente do evento. O autarca anunciou várias iniciativas que se vão desenrolar ao longo dos dias, entre elas a montaria de javalis, torneio de pesca, visitas guiadas, showcooking e indoorcycling.

Numa altura em que a autarquia passa por “momentos complicados financeiramente”, o vereador da cultura, Luís Rodrigues, deixa claro que “há uma preocupação em não deixar derrapar o orçamento”. “É preciso contenção nos custos mas mesmo assim estamos convencidos de que vamos fazer um evento com mais gente, mais dinâmico, com mais atividades e menos recursos”, sustenta.

O principal objetivo é o de impulsionar a economia local e, por isso, “é preciso sair de fora das fronteiras do concelho, atrair gente de fora e fixar os visitantes”, refere. A organização acredita que o primeiro sábado possa ser a alavanca e surpreender com a montaria que contará com 120 portas preenchidas o que se traduz em cerca de 200 participantes.

Ao todo são cerca de 68 expositores, 33 na área dos sabores e 35 na área dos saberes. A animação decorre numa “tenda” no exterior e ficará a cargo das associações e de artistas locais, uma aposta “naquelas que são as raízes” do concelho.

Ao longo do ano, a autarquia prevê cinco grandes momentos: Saberes e Sabores do Douro, São João, Senhora do Monte, Vindouro-Festa Pombalina e a Magia do Natal.