09 Abr
Viseu

Região

Vila Nova de Paiva e Sátão juntam-se em mais um festival de geminação

por Redação

19 de Janeiro de 2020, 20:16

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Association Culturelle Portugaise Les Ulis/Orsay – ACPUO vai promover mais um festival comemorativo da geminação Sátão/Les Ulis e Vila Nova de Paiva/Orsay nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, no Gymnase Blondin em Orsay, na França.

O evento pretende comemorar as ligações que Sátão mantém com Les Ulis e Vila Nova de Paiva com Orsay e visa contar com a presença de vários artesãos das duas vilas do distrito de Viseu e vários produtos gastronómicos regionais. As inscrições para a participação dos artesãos e comerciantes estão abertas até 31 de janeiro em ambos os concelhos.

Orsay, uma cidade situada nos arredores de Paris, assinou um acordo de geminação com Vila Nova de Paiva em 2010.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado, defende que, com a geminação, fortaleceram-se as relações entre a comunidade francesa de Orsay e a comunidade portuguesa ali residente e natural do concelho paivense. Sobre o festival, o autarca sublinha o seu conceito, tratando-se de “encontros bilaterais onde transpomos a nossa cultura para o território de Orsay, mas também os nossos produtos”.

José Morgado diz ainda que as exportações têm sido a “válvula de escape” para os pequenos e médios empresários de Vila Nova de Paiva, “que exportaram muitos dos seus produtos para os mercados francês e suíço e para os arredores de Paris”. Para comemorar a geminação com Orsay e os seus bons resultados, o autarca foi homenageado recentemente numa cerimónia organizada pela autarquia congénere, tendo recebido uma medalha de ouro.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts