30 Mar
Viseu

Saúde

Coronavírus: Confirmado o primeiro caso de Viseu

por Redação

15 de Março de 2020, 17:40

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Está confirmado o primeiro caso de um homem residente de Viseu infetado com coronavírus. O teste laboratorial foi efetuado na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, onde foi dada a confirmação. Segundo fonte das autoridades de saúde pública de Viseu, o teste deu positivo esta tarde de domingo, o primeiro de vários que foram realizados.  Trata-se de um homem do concelho de Viseu, confirmaram ainda. Segundo a ULS, o doente terá entre os 40 e os 50 anos e terá regressado recentemente do estrangeiro. Esteve em Itália, França e Espanha.

"Todo o processo correu dentro daquilo que são as melhores regras de um cidadão responsável. Este cidadão teve uma atitude altamente responsável, tudo foi tratado e está a ser tratado da forma o mais correta e mais segura para ela e para a família. É isto que quero realçar, dar os parabéns pela forma correta como procedeu", esclareceu Cabrita Grade, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. 

O médico lamentou ainda que outros cidadãos não estejam a seguir as mesmas regras. "Ao contrário daquilo que já temos assistido com idas de cidadãos aos centros de saúde sabendo que vão colocar questões relacionadas com a Covid-19  e que estão a ter uma atitude que podemos mesmo chamar de criminosa, este cidadão teve uma atitude altamente responsável", reforçou este profissional de saúde.

Segundo a ULS, desde 2 de março, altura em que o Hospital Sousa Martins foi indicado como unidade de "segunda linha", foram realizados 43 testes. nas últimas 24 horas foram feitos oito, dos quais sete deram negativo.

 

 

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts