30 Mar
Viseu

Saúde

Coronavírus: dois homens, com 32 e 53 anos, infetados em S. Pedro do Sul

por Redação

17 de Março de 2020, 13:12

Foto Igor Ferreira

Doentes estão internados no Hospital Sousa Martins, na Guarda

CLIPS ÁUDIO

Tal como o Jornal do Centro já tinha avançado, estão confirmados mais dois casos positivos de coronavírus no distrito de Viseu.  Tratam-se de dois homens, com 32 e 53 anos, residentes em S. Pedro do Sul, vindos recentemente de Espanha.  Encontram-se, agora, internados no Hospital Sousa Martins, na Guarda.

“Os dois doentes são trabalhadores provenientes de Espanha, dos arredores de Madrid. Vieram no fim de semana e desenvolveram sintomatologia. Por isso, foram enviados para fazer testes no Hospital Sousa Martins”, explica a delegada de saúde de S. Pedro do Sul, Isabela Almeida.

Os testes foram realizados na tarde de segunda-feira (16 de março), depois de despiste efetuado telefonicamente por médicos.

Nenhum dos homens se dirigiu ao hospital ou centro de saúde. Colocaram-se, de imediato, em isolamento no domicílio.  “Fizeram, os dois, os procedimentos corretos”, realça a clínica. “Foram encaminhados a partir do domicílio para o hospital da Guarda, com algumas dificuldades no contacto com a linha SNS24”, acrescenta a médica.

Um dos homens esteve sozinho, o outro com a mulher e o filho, que não foram testados “porque não manifestaram sintomas”. Mantêm-se, agora, em vigilância ativa pelas entidades de saúde responsáveis. “Estão em isolamento profilático e em vigilância ativa, com contacto de manhã e de tarde para avaliarmos a situação clínica e, se necessário, encaminharmos”, informa.

Também a empresa onde os homens trabalham foi contactada e, segundo a delegada de saúde, “há outros trabalhadores que, eventualmente, vão ter que fazer testes”. “Além disso, temos também os contactos dos familiares e os próprios contactos desses familiares que estão assintomáticos. Portanto, vão ficar em vigilância ativa os contactos diretos dos testes positivos e em vigilância passiva os contactos dos contactos”, explica Isabela Almeida.

 

Autarca pede aos munícipes que fiquem em casa

Depois dos dois primeiros casos positivos no concelho, o presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, apela à calma e ao isolamento no domicílio de todos os munícipes.

“A população pode estar segura porque tanto as nossas forças de segurança, como também o Serviço Nacional de Saúde e os nossos bombeiros, estão a acompanhar e coordenar todas estas situações para que, num curto espaço de tempo, não hajam outros possíveis contágios”, diz. O autarca apela, ainda, a que todos os munícipes fiquem em suas casas.

“Queremos que a população se sinta segura e calma, mas, que cada vez mais, se reservem e fiquem nas suas casas. Isso é que é importante. Em vez de andarem na rua, em grandes aglomerados, se restrinjam às duas habitações”, pede.

No distrito de Viseu eleva-se, assim, para três o número de pessoas infetadas com a Covid-19, depois de conhecido o caso de domingo (dia 15) com um motorista do concelho de Viseu. 

Em Portugal, segundo os últimos dados divulgados estão confirmados 448 casos. O aumento do número de doentes, mais 117, é o maior registado até agora. Continua a haver só uma vítima mortal. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts