30 Mar
Viseu

Carlos Alberto Lopes

OPINIÃO

Trabalhar em casa - dicas úteis

"Para muitos em Portugal, trabalhar em casa é uma realidade"

20 de Março de 2020, 00:00

CLIPS ÁUDIO

Para muitos em Portugal, trabalhar em casa é uma realidade, as empresas passaram a informar os funcionários para trabalharem a partir de casa “teletrabalho” de forma remota, e com isto vêm-se grandes investimentos tecnológicos para acessos e plataformas de gestão online, videochamadas, VPN´s para se tentarem ter fluxos normais de funcionamento de uma organização. Neste artigo vou indicar 5 dicas para que tudo corra pelo melhor nesta fase das nossas vidas.

1 Dica: Atenção onde faz as videochamadas, cenário por trás de si, verifique o seu enquadramento, fuja de cenários com muita informação, “ruído visual”, preferencialmente escolha uma parede lisa e evite janelas abertas com muita iluminação.

2 Dica: As videochamadas não precisam ser agendadas nesta fase, mas se preferir use o Google agenda ou o seu calendário do Google “Gmail” dispõem dessa funcionalidade, telefone ou email com o link da videochamada.

3 Dica: Quando partilhar o seu monitor “informação” verifique que só mostra a informação mais relevante para o tema e nada mais, nunca se esqueça menos é mais.

4 Dica: Focus na sua tarefa, não disperse o seu tempo por redes sociais ou plataformas de jogos que não acrescentam valor ao seu dia a dia, vai precisar de muita disciplina para conseguir fazer bem feito, nas reuniões fale apenas sobre trabalho, a vida pessoal fica para daqui a uns meses.

5 Dica: Seja você mesmo, genuíno, a pessoa que é na vida real seja na vida digital, e porque não deixar o seu filho ou filha dizer um olá na webcam ou partilhar de forma contida a sua rotina em teletrabalho, pode criar empatia nas pessoas com quem está a falar.

Tempos desafiantes se avizinham, a todos os níveis, pessoais e profissionais, contudo nunca nos podemos esquecer que enquanto uns choram os outros vendem lenços e neste momento onde quer ficar? Disciplina, focos, determinação, organização, não deixe que a sua vida pessoal afeta a profissional.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts