1micr9lmqbxck0gswk
José Carlos Sousa_Conservatório Viseu
484926762_1082128143959265_4738771045511607578_n
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…

03.04.25

A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…

02.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

01.04.25
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
josé antonio santos lamego ps
Home » Notícias » Diário » Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu

Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu

Programação da Semana da Interculturalidade inclui debates, criação artística e partilha de culturas em prol da inclusão e solidariedade

pub
 Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu - Jornal do Centro
04.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu - Jornal do Centro
04.04.25
pub
 Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu - Jornal do Centro

A Semana da Interculturalidade já começou no distrito de Viseu e decorre até dia 13 de abril, com uma programação que inclui oficinas de construção de pulseiras contra o racismo, ações de sensibilização, espetáculos e encontros, promovidos por diversas entidades parceiras do Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal [Rede Europeia Anti-Pobreza]. 

A iniciativa tem como objetivo “sensibilizar para a construção de uma sociedade mais solidária e livre de discriminação”, promovendo “a igualdade, o respeito pela diferença e pela diversidade”.

Esta sexta-feira, 4 de abril, a Oficina Cabra D’Oiro, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, realiza a atividade “Stop Racismo e Xenofobia – Superpoder do Respeito!”, com a construção de pulseiras alusivas ao combate à discriminação: “As crianças no final recebem a pulseira construída pela oficina como se fosse o símbolo do combate ao racismo e xenofobia, obtendo, assim o ‘Superpoder do respeito'”, explica a Santa Casa.

A Instituição, através da Cabra D’oiro, junta-se à Semana da Interculturalidade, e às 10h00, os participantes deslocaram-se ao Jardim de Infância da instituição, onde se procedeu à leitura do livro No Meu Bairro e foi debatido o tema do racismo e da xenofobia, com recurso a material digital sobre super-heróis.

No dia 7 de abril, segunda-feira, às 10h00, os alunos da Escola Básica Arnaldo Malho, em Rio de Loba, vão construir uma bandeira inclusiva da escola, com as suas mãos, numa atividade intitulada “Todos somos importantes!”, dedicada à interculturalidade e à diversidade. 

À mesma hora, no Centro Escolar de Oliveira de Frades, decorre a ação “O valor de cada pessoa”, promovida pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal em parceria com o Município de Oliveira de Frades, dirigida a alunos do 1.º ciclo.

No dia 8 de abril, às 14h00, os participantes do projeto de costura do Ateliê Sénior da Freguesia de Viseu desenvolvem a iniciativa “Retalhos de Esperança”, com a criação de peças de vestuário com retalhos de tecidos para entrega em países da região subsariana de África.

Entre os dias 8 e 10 de abril, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Avenida dinamiza a oficina “Receitas que nos unem!”, que consiste na recolha de uma receita familiar ou cultural por parte de cada aluno. O material recolhido será editado e transformado num pequeno livro, que poderá ser distribuído ou vendido.

No dia 9 de abril, realizam-se duas ações: às 14h30 decorre o webinar “Entre a Imigração e o Tráfico de Seres Humanos – Como distinguir e como intervir?”, promovido pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal e pela Freguesia de Viseu, através da plataforma Zoom; e às 16h30, tem lugar o “Jogo das Aparências”, uma dinâmica de grupo sobre estereótipos, preconceitos e julgamentos com base na aparência, dirigida a crianças do 1.º e 2.º ciclos no âmbito do Projeto Caminhos E9G, da Cáritas Diocesana de Viseu.

No dia 10 de abril, entre as 14h30 e as 16h00, decorre o encontro online “Acolhimento de Pessoas Refugiadas em Territórios de Baixa Densidade: Das Políticas às Respostas no Terreno”, onde será apresentado o estudo “A receção de refugiados em territórios de baixa densidade, 2017-2024: a atuação das instituições locais no novo modelo de dispersão geográfica do acolhimento”, promovido pelos núcleos distritais de Vila Real e de Viseu da EAPN Portugal.

A 11 de abril, às 10h30, o Auditório Municipal de Resende acolhe o espetáculo “Conhecer para compreender e aceitar”, que reúne teatro, música e dança e visa dar a conhecer a cultura e identidade de diversas etnias, promovendo o respeito e a inclusão. A organização é da Associação Portas P’rà Vida – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente do Agrupamento de Concelhos do Vale Douro-Sul, com o apoio do Município de Resende.

Nesse mesmo dia, pelas 16h30, os alunos da Escola Básica da Avenida, em Viseu, voltam a desenvolver a atividade “Todos somos importantes!”, com a construção de uma bandeira inclusiva e reflexão sobre a diversidade.

Ainda a 11 de abril, é lançado o livro “O Mundo de Mãos Dadas”, uma publicação dedicada à interculturalidade em contexto escolar com sugestões de ações de educação não formal, fruto de estágios do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação de Viseu, em colaboração com o Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal.

A “Noite Solidária da Associação Casa do Brasil” encerra a programação, com início às 20h00 no Estabelecimento Dr. Victor Fontes da APPACDM de Viseu. A noite celebra os cinco anos da atuação da Associação Casa do Brasil em Viseu e inclui a entrega do Prémio Álvaro Arnaldo Ártico, que distingue pessoas brasileiras que se destacam na integração, preservação cultural e promoção da interculturalidade. O evento conta com petiscos típicos e música brasileira.

A Semana da Interculturalidade é promovida anualmente pela EAPN Portugal desde 2014 e, em 2025, conta com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM). No distrito de Viseu, participam diversas entidades, incluindo agrupamentos escolares, associações, instituições sociais e municípios, e decorre de 1 a 13 de abril.

pub
 Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cultura, respeito e inclusão de mãos dadas no distrito de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar