school-6900381_1280
IC12
edc1d0314df26f4954651131e82a7939_L
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25

Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…

15.04.25
joão azevedo lordosa viseu a24
bernardo pessanha chega
Francisco Lopes, presidente Câmara Lamego
Home » Notícias » Cultura » Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos

Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos

Museu do concelho de Tondela vai inaugurar este sábado (12 de abril) a exposição “Meia Sombra – A Partir da Coleção da CGD”

 Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos - Jornal do Centro
08.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos - Jornal do Centro
08.04.25
pub
 Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos - Jornal do Centro

O Museu do Caramulo, em Tondela, vai inaugurar este sábado (12 de abril) a exposição “Meia Sombra – A Partir da Coleção da CGD”, que revela obras da coleção de arte da Caixa Geral de Depósitos e o resultado da primeira residência cultural realizada em colaboração com a Culturgest. Joana da Conceição, Maria Paz Aires e Teresa Arêde são as artistas convidadas.

A mostra no espaço museológico assinala a estreia do ciclo Desconcentrar. Segundo o Museu do Caramulo, “Meia Sombra” propõe trazer “perspetivas recentralizadas nas intensidades, energias e vibrações da Serra do Caramulo”, procurando “levar a serra para o interior do museu”.

O trabalho de Joana da Conceição, Maria Paz Aires e Teresa Arêde “inscreve outras formas de vida, agências e forças, numa relação com o entorno natural do Museu do Caramulo, recuperando uma conexão com os diversos ritmos da serra, e os testemunhos e memória das suas comunidades”, acrescenta a instituição museológica em comunicado.

Joana da Conceição e Maria Paz Aires fizeram em conjunto uma instalação que replica uma constelação que, “desconstruindo a noção do todo e baseando-se na ideia de alteridade, toma o museu através de uma figura antropomórfica feminina, ancestral e gutural composta pela materialidade da natureza”, sublinha o Museu do Caramulo.

As obras de Teresa Arêde também partem do lugar do feminino e incluem um trabalho sonoro comunitário, peças de arte realizadas em parceria com diversos artesãos da região e uma intervenção participativa com a Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões na inauguração da exposição, marcada para as 15h00 nos jardins em frente ao Museu do Caramulo.

“Este evento será um encontro partilhado que reúne a comunidade para em conjunto cultivar a flor do linho, que vai crescer durante a exposição e ser recolhida na finissage [encerramento]”, acrescenta o espaço de Tondela.

Já as peças de Ana Jotta e de Von Calhau! pertencentes à coleção da CGD trazem “outros imaginários insondáveis da terra”. A exposição fica completa com peças do Museu Terras de Besteiros “vindas de diferentes tipos de cultura material da região, e que nos remetem para as artes e ofícios tradicionais, como a produção do linho, a cestaria ou a olaria”.

A exposição “Meia Sombra” estará patente de terça-feira a domingo, entre 12 de abril e 22 de junho.

O ciclo Desconcentrar reúne atividades centradas na criação e produção artística, na área das artes visuais, em territórios de baixa densidade populacional.

pub
 Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Museu do Caramulo recebe exposição da Caixa Geral de Depósitos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar