Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu recebeu esta terça-feira (8 de abril) a chave da nova sede, a primeira em 50 anos de existência. A “prenda”, no ano em que comemoram cinco décadas, resulta de uma parceria entre a federação e o município de Viseu.
O espaço fica localizado no Centro Comercial Écovil, na zona histórica da cidade, e vai servir para reuniões e encontros com entidades.
“Não tivemos dúvidas em aceitar o repto”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, referindo-se ao pedido da federação.
Fernando Ruas disse ainda que espera que este “seja o início e continuidade daquilo que é a ação meritória que fazem”.
“Quanto melhor estiverem instalados os bombeiros, quanto melhores forem as condições, seguramente que se repercute na vossa ação”, disse.
Já o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu destacou que este era um “momento histórico”, sobretudo no ano em que assinalam 50 anos de existência.
“Das Federações do país, Viseu era das que não tinha instalações, cada presidente alojava a Federação no seu quartel, mas essa não era a nova intenção”, explicou José Albuquerque.
Sobre a escolha da cidade de Viseu, o responsável disse que “não fazia sentido ser em outro local”. “Fazia sentido ser em Viseu, capital de distrito e pela centralidade”, disse.
José Albuquerque referiu ainda que a sede era uma pretensão da federação, mas “também uma afirmação para que o futuro seja diferente”.
Sobre o aniversário, a Federação está a organizar algumas iniciativas. As comemorações deverão acontecer em outubro e está já pensada uma cerimónia.
“É uma cerimónia que vai homenagear diversas figuras da federação e dos bombeiros. Vamos convidar todos os envolvidos na federação, essencialmente os órgãos sociais que se envolveram até hoje”, disse.
No mesmo mês vai ainda assinalar-se em Viseu o “Dia Distrital do Bombeiro”, “que já não acontece há vários anos”, acrescentou José Albuquerque.