rally1_1_2500_2500
leandro vital all dance
Luis Montenegro na Alves Martins
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…

14.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

14.04.25

Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…

11.04.25
cristiano costa cds são pedro do sul
carregal_do_sal_camara_2
psd_0
Home » Notícias » Diário » Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo

Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo

Objetivo é “o desenvolvimento de programas de formação/emprego, para acolhimento, qualificação e integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal”

pub
 Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo - Jornal do Centro
09.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo - Jornal do Centro
09.04.25
pub
 Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo - Jornal do Centro

20 migrantes vão começar formação em cozinha e pastelaria

Duas dezenas de migrantes do distrito de Viseu vão começar uma formação em cozinha e pastelaria no âmbito do Programa Integrar para o Turismo, que os ajudará a integrarem-se no mercado de trabalho.

“Trata-se de uma formação de 360 horas, equivalente a três meses em contexto de sala, e depois um mês de formação prática, em contexto de trabalho numa empresa”, explicou hoje à agência Lusa o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (Lamego), responsável pelo programa no distrito de Viseu.

O Programa Integrar para o Turismo decorre de uma parceria entre o Turismo de Portugal, através da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, a Agência de Integração de Migrações e Asilo (AIMA) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e tem como objetivo “o desenvolvimento de programas de formação/emprego, para acolhimento, qualificação e integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal”.

O diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Luís Miguel Duarte, contou que muitas empresas do distrito aderiram ao programa, “o que quer dizer que os formandos, quando acabarem a formação em sala, têm uma empresa à espera para aplicarem os seus conhecimentos durante um mês”.

“O objetivo deste programa é dar competências a estes migrantes na área do turismo”, tendo este primeiro grupo, que é constituído sobretudo por pessoas de nacionalidade brasileira, optado pela área da cozinha e da pastelaria, acrescentou.

A nível nacional, o programa representa um investimento do Turismo de Portugal de 2,5 milhões de euros destinados a apoio personalizado aos formandos, bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação.

“Era preciso dar-lhes benefícios para que pudessem estar totalmente disponíveis”, justificou o responsável.

Segundo Luís Miguel Duarte, “o programa está ainda a captar novos migrantes, o que quer dizer que poderá haver mais pessoas para fazer formação” em Viseu.

“Este foi o primeiro grupo que arrancou no distrito de Viseu, o que não invalida que daqui a um mês não estejamos a lançar outro. Até ao final de 2025 poderão acontecer várias ações no distrito de Viseu”, adiantou.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, mostrou-se disponível para toda a colaboração possível e lembrou que, outrora, muitos emigrantes da região “foram para países de acolhimento e tiveram dificuldades enormes, foi-se cada um desenrascando através do conhecimento de amigos”.

“Nós tivemos a obrigação de aprender com isso e temos a estrita obrigação de tratar de forma diferente os nossos imigrantes”, considerou.

pub
 Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Migrantes de Viseu começam formação do Programa Integrar para o Turismo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar