Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O concelho de Viseu assinala a Páscoa com um “cabaz” recheado de experiências que vão desde as celebrações religiosas até à música e outras iniciativas culturais.
A Sé Catedral recebe, por exemplo, na próxima quarta-feira (16 de abril) um concerto gratuito com a participação da Orquestra Juvenil de Viseu, do Coro Misto do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão e do Coro Magnus D’Om. A atuação começa às 21h00, numa parceria entre a Câmara e a Freguesia de Viseu.
Outro destaque são as encenações da Via-Sacra que irão decorrer por todo o concelho, nomeadamente as representações que irão decorrer este fim de semana (dias 12 e 13) na Igreja de São Tiago (freguesia de Barreiros e Cepões), no Monte de Santa Luzia e em Ranhados.
A representação ao vivo do trajeto de Jesus até ao Calvário decorrerá a partir das 19h30 de sábado em Cepões, às 20h30 de domingo em Ranhados e às 21h00 em Santa Luzia.
O programa da Páscoa em Viseu inclui ainda vários outros momentos de culto como missas, cânticos e amentações das almas, bênçãos, procissões, vigílias e visitas pascais, promovidos pelas paróquias, pelo Cabido da Sé e pelas igrejas evangélicas Baptista de Viseu e Assembleia de Deus de Viseu.
Para os mais pequenos, a Biblioteca e os museus municipais recebem oficinas e atividades de férias da Páscoa. A biblioteca municipal contará com oficinas, teatro e contos. Já nos museus, decorrerão oficinas de bricolage, artesanato, gastronomia, geologia, artes plásticas e ilustração.
As atividades de Páscoa em Viseu terminam a 21 de abril. Também ao longo deste mês, outras iniciativas marcam a agenda cultural da cidade, coincidindo com a época pascal, como o Festival de Música da Primavera que decorre até dia 25. O programa completo pode ser consultado no site Visit Viseu.