Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Cine Clube de Viseu comemora os 51 anos do 25 de Abril com a exibição de dois filmes portugueses na véspera do Dia da Liberdade. “A Caça” de Manoel de Oliveira e “Os Verdes Anos” de Paulo Rocha são as duas películas que vão estar em destaque, recordando dois dos mais relevantes cineastas nacionais.
Os filmes refletem “as marcas de uma sociedade oprimida por cinco décadas de Estado Novo”, lembra o Cine Clube em comunicado.
Estreado em 1964, “A Caça” retrata um Portugal “rural, empobrecido e soturno” e foi revisto pela censura por ser “demasiado pessimista”. O filme de Manoel de Oliveira vai ser exibido com dois finais: o inicialmente proposto pelo realizador e aquele que foi depois imposto pela censura.
Já “Os Verdes Anos” retrata a história de um jovem que se muda da província para Lisboa em busca de uma vida melhor. Estreado em 1963, o filme conta com a banda sonora do guitarrista Carlos Paredes. “Esta sessão será uma celebração de 51 anos de liberdade”, realça o Cine Clube de Viseu.
A sessão terá lugar às 21h00 de 24 de abril (quinta-feira) no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, no Fontelo.
A entrada é livre para espetadores até 18 anos, mas paga para estudantes (3 euros) e público em geral (5 euros).