Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Páscoa em Nelas tem rimado nos últimos anos com futebol de formação. O período pascal é aproveitado pelo Sport Lisboa e Nelas para reunir na vila centenas de atletas que, acompanhados de staff das equipas e familiares, vão jogar o Nelas Cup – Coração do Dão. Na nova edição do torneio de formação, que decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril – próximas quinta, sexta e sábado – são chamados os escalões de sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13. Os jovens atletas chegam de vários pontos do país. Na quinta-feira haverá receção às primeiras equipas, no segundo dia decorrer a fase de grupos. As decisões são no sábado.
No escalão de sub-10 competem 16 equipas: SL Nelas A, SL Nelas B, CF Carregal do Sal, GD Resende, AC Montemorense, Vouzelenses, CD Cinfães, SC Freamunde, Dínamo da Estação A, Dínamo da Estação B, FC Marinhas, Académico de Viseu, Viseu 2001, AD Estação, CR Ferreira de Aves e UD Belmonte. Em sub-11 vão jogar AD São Romão, GD Resende, AD Estação, Inter Milheirós FC, GDR Canas de Senhorim, Anadia FC, Académico de Viseu e Os Sandinenses.
As equipas do SL Nelas, AD São Romão, GD Resende, Vouzelenses, CR Ferreira de Aves, Dínamo da Estação A, Dínamo da Estação B e AD Sátão enfrentam a competição sub-12. O troféu de sub-13 será disputado por SL Nelas, AD São Romão, Anadia FC, Escola Futebol Feminino da Guarda, Vouzelenses, CD Cinfães, Freamunde A e Freamunde B.
O presidente do Sport Lisboa e Nelas, Fernando Alexandre defende que este torneio está, ano após ano, a cimentar-se. “Na vida atual do clube assume uma importância extrema. À volta deste torneio há patrocinadores, pessoas que se chegam a nós, ao clube, no intuito de nos ajudar e potenciar o Sport Lisboa e Nelas, financeiramente, e não só. Isso para nós é muito importante. Queremos o clube cada vez mais estável, cumpridor, perto de toda a gente”, refere o responsável.
Fernando Alexandre sublinha que o torneio foi lançado no final do mês de dezembro, e que, passado três semanas, um mês estava praticamente tudo fechado e definido com as equipas participantes. “É um torneio que se distingue pela qualidade de bem receber, do quadro competitivo e pela qualidade de todos os que se juntam ao clube”, frisa o presidente do SL Nelas.
O dirigente diz ter a certeza de que mais do que ganhar um troféu, todos os jogadores “ganham experiência, afetividade uns pelos outros” e, no caso dos jogadores da formação nelense, “ganham mais afeto também pelo clube”. “Julgo que a vila tem consciência do que está aqui a passar-se. Lancei o torneio há seis anos”, evidencia o líder do Nelas.
Fernando Alexandre detalha que em causa estão entre 850 a 900 refeições, 500 pequenos almoços e centenas de crianças no estádio. “Todas têm necessidades a toda a hora. Estamos cá para acompanhar e fazer disto um dia de festa”, antecipa.
Com a chuva a ameaçar marcar presença, tal como aconteceu na edição do ano passado, o presidente do Sport Lisboa e Nelas refere que o torneio se fez de coragem e lembra que o futebol é um desporto de inverno. “O convívio fica dificultado se estiver a chover, mas em relação ao quadro competitivo, tudo vai manter-se. Não há chuva que resista à alegria de uma criança a jogar à bola”, clarifica. O dirigente não tem dúvidas de que com mais de seiscentos jogadores no torneio, este será “um dos maiores eventos desportivos da região centro”.