Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
O Museu do Caramulo volta a organizar no dia 3 de maio a iniciativa “O Museu na Rua”, que traz vários carros antigos que prometem ‘deliciar’ os amantes do mundo automóvel. Aficionados que poderão mesmo sentar-se no lugar de passageiro e desfrutar das viagens proporcionadas pelos veículos clássicos.
O espaço museológico do concelho de Tondela destaca, por exemplo, o Benz Dreirad de 1886, carro que, em agosto de 1888, fez a primeira grande viagem ao percorrer cerca de 100 quilómetros entre Mannheim e Pforzheim, na Alemanha. O veículo foi conduzido na altura por Bertha Benz, pioneira do mundo automóvel, acompanhada pelos seus dois filhos de 14 e 15 anos.
Além do Benz Dreirad, também vão estar no Caramulo outros carros e motas que permitirão ao público a oportunidade de ver, ouvir, cheirar e passear no lugar de passageiro nas máquinas que fazem parte do acervo do Museu.
Os participantes poderão cruzar-se com o Minerva 20HP “Torpedo” de 1923, descoberto por João de Lacerda (fundador do Museu do Caramulo); a BSA Model B “Round Tank” de 1926; o Bugatti Type 35B de 1930, um dos mais originais Bugatti do mundo e que continua a ser utilizado com frequência em eventos de relevo em Portugal e no estrangeiro; o Mercedes-Benz 300 SL de 1955; o Alfa Romeo 1900C SS de 1956; o Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce de 1961 e o Jaguar XJ220 de 1993, recordista de velocidade no seu tempo.
Também vai haver um automóvel surpresa, que só será revelado no decorrer do evento.
Também entre as novidades está a apresentação dos recém-chegados Dodge WC-63 (1943) e Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen (1943), e ainda da Harley-Davidson WLA (1942). Estes veículos integram o novo núcleo do Museu do Caramulo dedicado à Segunda Guerra Mundial.
O “Museu na Rua” começa às 10h00 de 3 de maio e decorrerá durante todo o dia. Para tirarem partido desta experiência, os visitantes poderão comprar um voucher, disponível na loja online do museu e no próprio dia do evento. O valor, simbólico, reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.