Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Museu do Pão, em Seia, vai receber no dia 10 de maio o concurso “O Melhor Pão de Portugal”, uma iniciativa inédita que vai eleger o melhor pão nacional em cinco categorias: Trigo, Broa, Centeio, Cereais e Inovação.
O concurso, organizado pelo Museu do Pão e pela Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, desafia a indústria nacional da panificação a fazer os seus melhores pães que, em Portugal, se destacam pela sua diversidade e história.
O objetivo é estimular a melhoria da qualidade do pão, bem como dignificar e dinamizar o setor da panificação em Portugal. Podem concorrer todos os fabricantes de pão com unidades licenciadas de produção.
Os jurados, todos profissionais das áreas da panificação e restauração, vão avaliar critérios como o sabor, a uniformidade, a cor e brilho, a textura, o aroma, a mastigação e o aspeto geral do pão.
Cada pão vai ser avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase, irá escolher cinco pães para a fase final, onde os mesmos vão ser examinados por outros jurados antes de serem selecionados os vencedores de cada categoria. As inscrições estão abertas até 2 de maio.
Antes do concurso, o evento vai ser apresentado no dia 25 de Abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, com a presença do chef Hélio Loureiro. Durante o jantar e para acompanhar o menu, será feita uma prova comentada de pães feitos pelo Museu do Pão.
Entre os pães que vão ser comentados, estão o pão mármore de carvão ativado, o pão de requeijão com mel de urze e o pão de pistache com infusão de flor de laranjeira. A participação requer reserva prévia, feita com o restaurante.