Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A região de Viseu Dão Lafões vai contar com três novas vagas para a especialidade de medicina geral e familiar, no âmbito do pacote de 2 188 vagas anunciado pelo Governo para reforço de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Estas vagas inserem-se no conjunto de 579 lugares atribuídos à medicina geral e familiar, a especialidade com maior número de oportunidades abertas nos concursos divulgados.
Ao todo, foram autorizados concursos para 350 vagas anuais na categoria de assistente graduado sénior – “o topo da carreira médica” – até 2028. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, estas vagas abrangem 46 especialidades, sendo a medicina geral e familiar a que regista o maior número de lugares (26) nesta categoria, distribuídos por 22 Unidades Locais de Saúde (ULS). As especialidades de pneumologia (15 vagas) e otorrinolaringologia (13) seguem-se na lista.
O Governo justifica a medida com a necessidade de colmatar as saídas definitivas de médicos previstas até 2028, e de reequilibrar a estrutura da carreira médica, atualmente marcada por um crescimento no número de assistentes e uma estagnação ou redução nas categorias superiores.
Paralelamente, o Ministério da Saúde abriu 1.838 vagas adicionais para médicos: 579 para medicina geral e familiar, 57 para saúde pública e 1.552 para especialidades hospitalares. Destas, 322 situam-se em áreas consideradas carenciadas, beneficiando de incentivos definidos na legislação.
Na medicina geral e familiar, 97 vagas são consideradas carenciadas, com destaque para o Vale do Tejo, que concentra 84 destas vagas. A região Centro tem 13 vagas com incentivos atribuídas exclusivamente à ULS da Região de Leiria. No Norte, foram identificadas duas vagas carenciadas na ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No que diz respeito às especialidades hospitalares, 214 vagas localizam-se em zonas carenciadas, com maior incidência em ginecologia/obstetrícia (33 de 89), pediatria (33 de 110) e medicina interna (31 de 206).
Os concursos para a categoria de assistente graduado sénior devem ser abertos no prazo de dois meses a partir da data do despacho. Se este prazo não for cumprido, as vagas poderão ser redistribuídas por outras unidades do SNS.