Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
Estão abertas as inscrições para aquele que é o único festival de cinema em Portugal inteiramente dedicado à temática ambiental. As candidaturas para filmes a concurso decorrem até 6 de maio.
Segundo a organização, “serão admitidas obras de ficção, documentário, animação e experimentais, produzidas após 1 de janeiro de 2024, destinadas a cinema ou televisão, de qualquer parte do mundo”.
O 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre de 10 a 18 de setembro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.
Os participantes já podem inscrever-se e para isso devem aceder às plataformas definida para o efeito (Festhome ou FilmFreeway).
No festival há várias categorias em competição: Internacional de Longas-Metragens, Internacional de Curtas e Médias-Metragens, Longas e Curtas-Metragens em Língua Portuguesa, Panorama Regional e Curtas-Metragens até 10 minutos.
A organização refere que estão previstos prémios em 11 categorias, com um valor total de 12 mil euros. O Grande Prémio Ambiente, para a melhor longa-metragem internacional, tem um valor de 2.500 euros. Serão ainda atribuídos prémios temáticos, como o Prémio Antropologia Ambiental, Educação Ambiental, Valor da Água, entre outros.
“Com o lema “Filmes que mudam o mundo”, o festival é um ponto de encontro entre realizadores, investigadores, especialistas e o público em geral, promovendo o debate em torno das grandes questões ambientais da atualidade”, afirma a organização.
O grande objetivo do festival passa pela “consciencialização e reflexão ambiental” e “oferece uma programação diversificada e de qualidade, dando visibilidade a cinematografias alternativas e valorizando o património natural e cultural”.
“O evento aposta também na formação de públicos, através da promoção da história, estética e linguagem cinematográfica, aliadas à defesa do ambiente”, acrescenta a organização.