A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O palco do Teatro Viriato volta a abrir-se aos jovens criadores da região de Viseu com a estreia de Estagiários, noa próxima quarta-feira e com repetição no dia seguinte. A peça, dirigida por Cláudia Lucas Chéu, resulta do K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem, uma iniciativa que há vários anos envolve adolescentes de Viseu na criação teatral.
Com idades entre os 14 e os 18 anos, os participantes mergulharam em semanas de ensaios e formação teatral com Cláudia Lucas Chéu, Gabriel Gomes e Patrick Murys, mediadores locais que acompanharam o processo. A obra que agora se apresenta ao público é uma recriação coletiva do texto The Burguer Kings, de Jorge Palinhos, incluído na recente antologia Cartografia da Dramaturgia Portuguesa (2024), que reúne vozes diversas da dramaturgia nacional.
“Numa era em que a precariedade impera, seja na área artística ou não, desenvolver um projeto-manifesto com atores e atrizes que pertencem a esta geração precária tornou-se, para mim, o mote fundamental”, afirma Cláudia Lucas Chéu. A encenadora sublinha que esta performance é “uma carta a Portugal que é um pedido, um lamento e uma perplexidade”, assumindo o cunho pessoal de cada um dos jovens intérpretes.
Mais do que um espetáculo, Estagiários é o culminar de um processo artístico e formativo que reafirma o papel do Teatro Viriato como espaço de criação e cidadania. Para António Cabrita, diretor de programação do Teatro, o K Cena representa “um espaço onde as novas gerações interagem e se aliam a profissionais de grande relevo em processos de criação colaborativa”. Destaca ainda o valor da iniciativa num tempo em que “se começa de forma mais profunda a questionar o papel das redes sociais enquanto meio distanciador da interação humana”.
O K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem tem como missão estimular o gosto pela escrita e interpretação teatrais, valorizando a língua portuguesa e reconhecendo o teatro como ferramenta de identidade e crescimento pessoal.
Estagiários estreia a 23 de abril com uma sessão para escolas às 10h30. No dia 24, haverá uma sessão escolar às 15h00 e uma apresentação para o público geral às 19h00.