A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O funicular de Viseu voltou aos carris e está, de novo, a fazer a viagem entre o Campo de Viriato e a parte alta da cidade. O presidente da Câmara disse que este transporte alternativo vai manter-se até ao início da Feira de S. Mateus, em agosto, e espera que haja mais gente a utilizá-lo.
O autarca admitiu que o funicular, que faz parte do contrato de concessão do MUV com a empresa de transporte urbano, esteve parado em resultado do incumprimento por parte do operador. “O operador não cumpriu, e não cumpriu tendo razões para isso, porque também inopinadamente se disse que ele não devia funcionar durante a Feira de São Mateus”, justificou o autarca que sublinhou a importância de criar hábitos na população para o uso do funicular, mesmo que de forma gradual.
A operação atual vai prolongar-se por cerca de “um mês e pouco”, até ao arranque da Feira, prevendo-se que volte a parar nesse período.
Antigamente, o funicular era visto como uma atração durante a feira, mas os problemas técnicos e de segurança levaram à sua desativação nessa época. “Havia muita gente que tropeçava nos carris”, recordou, apontando a acumulação de queixas como fator determinante para a suspensão.
Ainda assim, o município aponta para um uso mais regular no futuro. “Vale a pena pô-lo durante o resto do ano, e o resto do ano há de ser alturas em que se propicie, como queremos fazer, a tal visita dos miúdos e dos seniores ao Centro Histórico e aos museus municipais”, lembrou Fernando Ruas.
A Câmara espera que o regresso do funicular possa ser uma alternativa para quem visita ou trabalha no Centro Histórico, numa lógica de redução do trânsito automóvel.
“Esperamos mesmo que isto seja um caso raro em que a oferta seja determinada pela procura. Isto é, pondo-o a funcionar, que haja mais gente que o procure”, concluiu o autarca.