A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O feriado do 25 de Abril marca o início da terceira edição dos Jogos Desportivos de Viseu. No Pavilhão do Fontelo, logo às nove da manhã, atletas sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15 são os anfitriões do calendário desportivo. No domingo, também no Pavilhão do Fontelo e às dez da manhã, começam as atividades de Aikido, a segunda modalidade do cartaz da edição de 2025 dos Jogos Desportivos de Viseu com os atletas entre os 5 e os 15 anos.
Com o lema “marcamos vidas, inspiramos o desporto”, este programa desportivo propõe atividades até ao dia 27 de julho. Durante mais de dois meses, atletas dos 5 aos 15 anos, com janelas de oportunidade para interessados até aos 90 anos em algumas modalidades, são desafiados a praticar 31 desportos.
Na edição deste ano foram incluídos o Karaté, OCR (Obstacle Course Race), Laser Walk e Tiro Laser. A estas juntam-se outras modalidades: Aikido, Andebol, Atletismo, Arborismo, Basquetebol 3×3, BTT XCO, Dança, Desporto Adaptado, Disc Golf, Duatlo, Futebol de 7, Futsal, Ginástica, Hipismo, Hóquei em Patins, Jiu-Jitsu, Judo, Laser Run, Natação, Orientação, Patinagem, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Voleibol de Praia e Xadrez.
Entre as novidades está também o alargamento de algumas atividades a pessoas até aos 90 anos, que permite um envolvimento da comunidade e das famílias numa atividade que a organização pensou para todos.
Perante um leque vasto de modalidades, o embaixador da iniciativa, Francisco Neto convidou crianças e jovens a abraçarem o maior número de desportos possível e não apenas as modalidades que costumam praticar.
Já o vereador do Desporto no município de Viseu, Pedro Ribeiro, referiu na apresentação do evento que “a componente lúdica do Desporto é fundamental na vida de todos, antes de ser competitivo, o desporto carrega uma responsabilidade social e física que poucas outras áreas conseguem implementar, principalmente junto de comunidades tão jovens”.
Também o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, assinalou o “papel fundamental” que o desporto tem “na construção de comunidades através da partilha de experiências e valores como a entreajuda, a confiança, a perseverança ou a amizade, entre gerações”.