Cooking food in a pot on campfire Summer camping concept
ana bacalhau vânia carneiro
APECV
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…

29.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

29.04.25

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo)

Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo)

Em Viseu, plano municipal de emergência foi ativado. Abertura de porta de elevadores foi a ocorrência mais registada. Eletricidade começou a ser reposta ao início da noite desta segunda-feira

 Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo) - Jornal do Centro
29.04.25
micaela.costa@jcentro.pt
fotografia: Tatiana Gomes
partilhar
 Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo) - Jornal do Centro
29.04.25
Fotografia: Tatiana Gomes
pub
 Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo) - Jornal do Centro

Depois de várias horas de um apagão que deixou às escuras Portugal Continental e Espanha, a luz já chegou a toda a região de Viseu e do país. A eletricidade começou a ser reposta ao início da noite desta segunda-feira (28 de abril) no concelho de Viseu, mas em outros municípios ao final da tarde a luz já tinha chegado.

Devido à falha de eletricidade, que começou cerca das 11h30, as autoridades foram chamas a auxiliar alguns cidadãos, sobretudo aqueles que ficaram presos nos elevadores. Em Viseu, e outros concelhos da região, foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e o Governo decretou situação de crise energética.

“Em Viseu foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e montada uma sala de crise. Quanto às ocorrências, onde se destacam a abertura de elevadores, houve uma rápida resposta em articulação com os Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viseu e com as autoridades, nomeadamente Polícia de Segurança Pública e Polícia Municipal”, explicou o coordenador municipal de proteção civil.

Rui Nogueira explicou que foram tomadas “medidas à escala municipal para mitigar os efeitos do apagão”, e que, neste momento, as equipas ainda estão “em monitorização”.

No concelho de Viseu a luz foi chegando aos poucos, mas uma grande parte da população teve luz cerca das 21h30, outros só puderam ligar o interromper já depois das 23h00. Um pouco por todo o lado, à medida que a luz ia surgindo ouviam-se gritos de felicidade, palmas e na rua os carros buzinavam.

Devido à falha de eletricidade, que ocorreu durante a manhã, vários serviços, desde restauração, serviços públicos ou supermercados encerraram portas.

Outros recorreram a geradores, como escolas, farmácias e o hospital de Viseu, que também ativou o plano de contingência, que viria a ser levantado pelas 22h00. Esta terça-feira, a Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões já está a trabalhar “com normalidade”.

Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) asseguraram que “não houve registo de qualquer ocorrência relevante, nem distúrbios de ordem pública”.

Cerca das 7h45 desta terça-feira, a EDP garantiu que a rede estava “reposta a 100% e normalizada”.

Após o apagão que afetou a Península Ibérica e parte do território francês, a religação da rede foi feita em cascata (alta, média e baixa tensão) e que foi possível recuperar mais depressa o fornecimento de energia “fruto da gestão integrada da rede nos vários níveis de tensão”, referiu a empresa à Lusa.

O presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto, citado na informação, explica que a E-Redes, em colaboração com o Operador de Rede de Transporte (REN) “colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência, face aos problemas que afetaram a rede elétrica nacional às 11h30 de segunda-feira, 28 de abril, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível para todos os clientes”.

Também numa informação divulgada ao início da manhã de hoje, a REN – Redes Energéticas Nacionais garantiu que a rede de energia está “perfeitamente estabilizada” e que pouco antes das 23h30 de segunda-feira já tinham sido repostas todas as subestações, depois do “evento absolutamente excecional”, com origem externa, que se verificou às 11h33 de segunda-feira.

A REN é a empresa responsável por garantir o transporte de eletricidade e de gás, a gestão técnica global do Sistema Elétrico e do Sistema de Gás, assim como a receção, armazenamento e regaseificação de Gás Natural Liquefeito e o armazenamento subterrâneo de gás natural.

O apagão afetou em Portugal Continental todos os 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

pub
 Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo) - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Luzes ligadas na região de Viseu depois de apagão que durou horas (c/ vídeo) - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar