A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Para assinalar o Dia da Árvore, elegemos a árvore mais emblemática da região: o eucalipto de Contige, localizado no Sátão.
Plantada na Estrada das Donárias, por volta de 1878, e identificada como um dos maiores eucaliptos do país, a árvore tem onze metros de perímetro, de acordo com a Freguesia do concelho. Situa-se na estrada que une Viseu a Sátão, a Estrada Nacional 229.
A celebração deste dia tem como objetivo sensibilizar e alertar as pessoas para a importância e necessidade da preservação do meio ambiente. De maneira a celebrá-lo, para além de conhecer o eucalipto de Contige, pode aventurar-se nos percursos pedestres espalhados pelo concelho de Sátão.
Rota do Míscaro
Nível de dificuldade: Baixo/Médio
Distância: 18km
Duração: 5h
A Rota do Míscaro é um percurso circular com 18km de extensão que parte do Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, em Rãs, na freguesia de Romãs. Os pontos de interesse da rota são: o rio Vouga, o Convento do Senhor Santo Cristo de Fraga, a Capela de São Matias, o Convento de Santa Eufémia e a Quinta do Trabulo.
Rota do Barroco
Nível de dificuldade: Médio
Distância: 20km
Duração: 5h15
A Rota do Barroco é também um percurso circular com 20km de extensão. Tem início junto à igreja de Santa Maria e ao antigo Solar dos Albuquerques, tendo como pontos de referência o rio Sátão, as capelas de Nossa Senhora da Esperança e de Santo António, Igreja Matriz de Rio de Moinhos, Igreja Paroquial de Mioma, antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Oliva e a Capela de Santo António.
Rota do Barrocal
Nível de dificuldade: Médio
Distância: 14km
Duração: 4h
Com 14km de extensão, a Rota do Barrocal é um percurso circular com início no Santuário do Senhor da Agonia, sendo este o primeiro ponto de interesse. Pode também conhecer pelourinho e Museu Municipal de Gulfar, Capela da Nossa Senhora da Conceição, Laje da Deguedinha, Capela da Nossa Senhora do Barrocal, Igreja Matriz de Romãs e a Capela de Santa Eufémia.