3600289b-a50e-46b6-882a-24bd64c38e19
ren-linhas-servidao-reflorestacao
Câmara Municipal de Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho

Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho

pub
 Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho - Jornal do Centro
13.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho - Jornal do Centro
13.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho - Jornal do Centro

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira (13 de abril), por unanimidade, um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio pela morte do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho.

Jorge Coelho, que se dedicava à atividade empresarial e estava há vários anos afastado da vida política ativa, faleceu na passada quarta-feira (7 de abril), aos 66 anos, na Figueira da Foz, vítima de ataque cardíaco fulminante.

No documento, apreciado na sessão sessão plenária da AML, é referido que o antigo ministro, um “histórico socialista e notável amigo da democracia, soube de forma singular traduzir na sua atuação a proximidade ao cidadão comum, cujos anseios e emoções sabia interpretar como poucos governantes o conseguiram”.

“Deixa-nos um legado político de diversidade e de dedicação inigualáveis, ficando para sempre como o homem do coração socialista e como alguém que soube de forma exemplar materializar o espírito e a alma do socialismo”, lê-se no voto de pesar apresentado pelo grupo municipal do PS.

Jorge Coelho foi ministro de três pastas nos governos de António Guterres: ministro Adjunto, ministro da Administração Interna, ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança do PS, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas outubro de 1995.

“A 4 de março de 2001, voltaria a deixar a sua assinatura na cultura política e democrática portuguesa, ao assumir, demitindo-se, a responsabilidade política plena pela queda da ponte de Entre-os-Rios”, é ainda realçado no voto.

Na sessão plenária, foi também aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Almeida Henriques, que presidia à Câmara de Viseu.

“Da sua experiência e da sua vivência cívica deixou uma infinidade de amizades e elogios de todo o espetro político, onde era considerado como um cavalheiro de sorriso fácil e com capacidade de fazer pontes e obter consensos”, lê-se no documento apresentado pelo PSD.

O presidente da Câmara de Viseu morreu a 4 de abril, aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19.

pub
 Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Assembleia Municipal de Lisboa expressa pesar pela morte de Jorge Coelho - Jornal do Centro

Notícias relacionadas