A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
As médias dos exames nacionais nas escolas secundárias da região de Viseu aumentaram no último ano letivo. O ranking das escolas foi dado a conhecer esta sexta-feira (21 de maio).
A Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, foi a escola que teve a melhor média nos exames nacionais em todo o distrito no ano letivo 2019/2020, que ficou marcado por mudanças profundas no modo de ensinar por causa da pandemia da Covid-19 e também pelo modo da realização dos próprios exames, que contaram apenas como provas de ingresso para o ensino superior.
Dos 28 melhores estabelecimentos de ensino secundário da região na tabela e contando as escolas públicas e privadas, nenhuma teve média negativa em 2020.
Ocupando novamente o primeiro lugar em todo o distrito, a Escola Alves Martins teve nos últimos exames uma média de 14,12 valores. Isto numa secundária onde foram feitas 1.937 provas. Ocupa agora o 90.º lugar da classificação geral e o 63.º entre as escolas que fizeram mais de 100 exames.
A melhor média registada nos exames da Alves Martins foi na disciplina de Matemática, com 14,94 valores. A melhor média interna foi contabilizada em Biologia e Geologia, com 15,11 valores. A escola de Viseu também tem taxas de retenção inferiores à média nacional, sendo que, no 12.º ano, a taxa é de 14 por cento enquanto a nacional é de 22,39 por cento.
Em segundo lugar no distrito está a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, em Mortágua, que teve uma média de 14,08 valores nos exames nacionais. Segue-se a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, de Sátão, com 13,97 valores. Na Escola Secundária de Vouzela, os alunos tiveram uma média de 13,96 valores nos exames.
A única escola privada a constar neste ranking é o Colégio de Lamego, onde os alunos saíram das provas com uma nota média de 13,88 valores, ocupando o quinto lugar. A Escola Secundária de Tondela registou uma média de 13,74 valores.
Já a Escola Secundária Felismina Alcântara, de Mangualde, teve uma média de 13,65 valores. A um decimal de distância, está a Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades com 13,64 valores.
A Escola Secundária de Nelas teve uma média de 13,6 valores. No décimo lugar, aparece a Escola Secundária de Molelos com 13,57 valores.
Os números das escolas variaram de acordo com cada ranking. Por exemplo, a Secundária Alves Martins tinha no ranking relativo a 2019 uma média de 12,87 valores.
Um dos casos mais notórios é mesmo o do Colégio de Lamego, que, em 2019, tinha uma média de 9,95 valores. Outro é a Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, em Tarouca, que passou de 9,56 para 13,14 valores.
Algumas das escolas que apareciam no top 10 do distrito em 2019 já não o estão relativamente a 2020. Por exemplo, apesar de ter tido uma média mais elevada passando de 11,45 para 12,52 valores, a Escola Secundária Emídio Navarro em Viseu desceu do 6.º para o 22.º lugar.
Já a Escola Secundária de Viriato desceu ligeiramente do 15.º para o 18.º lugar, tendo tido em 2020 uma média de 12,93 valores.
A última melhor escola no ranking é a Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira com uma média de 11,57 valores, tendo descido significativamente do 10.º lugar no ranking de 2019 para o 28.º posto. Esta escola tem ainda o mais alto indicador de equidade, que calcula a diferença entre a percentagem de percursos diretos de sucesso obtidos pelos alunos apoiados pela ação social, e a média nacional para esses mesmos alunos, com um índice de 34,27.
A escola que esteve em último lugar em 2019, a Básica e Secundária Abel Botelho em Tabuaço, ocupa a 26.ª classificação com uma média de 11,89 valores no ano passado.
Nas escolas com mais sucesso escolar, a Escola Secundária de Vila Nova de Paiva teve 85% dos alunos que conseguiam fazer o secundário sem chumbar nenhum ano nem nos exames. Este estabelecimento aparece também no 27.º e penúltimo lugar do ranking das médias dos exames, com 11,75 valores.
A Secundária de Vila Nova de Paiva também surge em primeiro lugar na lista das escolas secundárias que mais conseguem fazer progredir os seus alunos, onde se conta o trabalho realizado pela comunidade educativa, uma vez que se compara a evolução de estudantes com desempenhos académicos semelhantes à entrada do 10.º ano.
No ensino profissional, a Escola Profitecla em Viseu ocupa o primeiro lugar no distrito e no país, com o mais alto índice de conclusão na ordem dos 37,64. Nesta escola, 92,5 por cento dos alunos oriundos do 9.º ano conseguiram concluir os estudos.
Na Escola Profissional Mariana Seixas, também em Viseu, 87,1 por cento dos alunos conseguiram acabar os seus cursos. Noutras escolas profissionais de Viseu, houve menos estudantes que terminaram os estudos como em Torredeita (52,63 por cento), na Secundária Emídio Navarro (57,86 por cento) e na Secundária de Viriato (45,31 por cento).
A Escola Secundária de Sernancelhe e a Escola Profissional Agrícola de Lamego tiveram zero por cento de taxa de abandono. A mais alta taxa foi verificada na Escola Secundária de Molelos, em Tondela, com um abandono na ordem dos 50 por cento.
Em causa na avaliação das escolas, está a média obtida na primeira fase dos exames nacionais no ano letivo 2019/2020 pelos alunos internos e também pelos estudantes externos que frequentaram a escola durante o ano inteiro, mas não só.
Além dos exames, também há outros indicadores de desempenho como o sucesso escolar, em que foram acompanhados os alunos que nunca reprovaram durante os três anos do ensino secundário.