A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As vinhas da região demarcada do Dão também foram afetadas pelo temporal sentido no último fim de semana.
Por causa do mau tempo e da queda de granizo, foram destruídas algumas produções de uvas. Viseu, Tondela, Santa Comba Dão e Tábua foram os concelhos mais afetados da região.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, admite que os estragos foram elevados, afetando a produção de vinho.
“Houve estragos. O granizo incidiu sobre uma faixa muito larga da região, apesar de ter sido mais concentrada em Viseu, Tondela, Santa Comba Dão e Tábua. Nas zonas onde houve maior granizo, especialmente pela excecional dimensão das pedras, houve grandes estragos. Noutras zonas, os estragos não atingiram grandes proporções”, explica.
O dirigente acrescenta que, nesta altura, ainda está a ser feito o levantamento para perceber a real dimensão dos prejuízos causados.
“Nesta altura, os produtores que têm seguro estão a comunicar às seguradoras. Também alertámos as autoridades e o Ministério da Agricultura e esperamos que se esteja a fazer o levantamento da situação”, afirma.
A norte do distrito, os prejuízos também foram sentidos sobretudo em Lamego e Armamar, com pomares, vinhas e cerejeiras destruídas.