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Muitas são as incertezas dos inúmeros jovens espalhados no país e no mundo. A pandemia chegou e não quer passe de regresso. E sabe-se lá como veio.
Foi a meados de janeiro de 2020 que chegaram as primeiras notícias da cidade chinesa de Wuhan, no que concerne a um novo coronavírus. A verdade é que não se sabia que a chegada do vírus ao mundo fosse multiplicando dia após dia. Em tempo recorde instalou-se um novo estilo de vida no mundo. Tudo de máscara.
Com o encerrar de creches, infantários e escolas em todo o país, as crianças e os jovens foram obrigados ao isolamento. Daquilo que era o simples toque físico, passa apenas à distância de um olhar.
A Covid-19 foi um dos principais entraves na vida dos estudantes. Foram forçados a adotarem e a aplicarem estratégias via online. Para Ana Rita Pereira, – estudante do primeiro da licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Viseu – o ingresso ao Ensino Superior foi um desafio e atualmente, sente que é o “o dobro da dificuldade de adaptação”. A falta de interação com os colegas e professores desenhou o quadro de falta de integração, bem como as dificuldades quanto às aprendizagens a adquirirem.
“Sinto que ainda estou a adaptar-me. Ainda não tive muitas oportunidades de usufruir da vida académica”, salienta, Ana Rita. O regime de ensino online dificultou a criação de laços no mundo estudantil, o que para muitos jovens define-se em isolamento. “Não tocarmos, não falarmos e estarmos todos distanciados. Foi muito difícil”, recorda Ana Rita, todos os momentos do ano que passou.
Olhando para o que era o ensino no início da pandemia e para o que é agora, Rodrigo Borges, estudante do curso de Engenharia Eletrotécnica, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, destaca que o mais “complicado foi a carga horária, os trabalhos e não termos o apoio entre colegas”. A importância das relações é o ponto fulcral para uma motivação extra, seja ela por parte dos professores, colegas e familiares. O contacto físico e a respetiva proximidade são um pilar imprescindível para o desenvolvimento social e cognitivo das pessoas. O novo coronavírus fez com que todos se ajustassem, porque assim o tinha de ser. “Falta sempre aquela componente pessoal e de proximidade às pessoas. Foi uma abertura também da mente dos próprios alunos”, enfatiza Miguel Estrela, estudante na licenciatura Publicidade e Relações Públicas, na Escola Superior de Educação de Viseu. Ainda assim, reforça que “ser estudante do Ensino Superior agora é completamente diferente do que era em 2017, data que ingressei”.
Muitas foram e são as conversas através da internet, sendo elas sobre assuntos pessoais ou até mesmo relacionadas com trabalhos em grupo. Desde vídeo chamadas via Zoom, Microsoft Teams e no Discord. Uma nova forma de comunicar foi aplicada e apoiada por milhares de pessoas em cada canto do mundo. “A esperança é a única coisa que nós conseguimos ter de positivo”, menciona Ana Rita Pereira.
A Covid-19 parou muita coisa, inclusive a praxe presencial. Em Viseu, continuou, contudo no formato online. Além do impacto na vida escolar, a praxe não foi exceção.
A estudante do primeiro ano de Educação Básica encontrou na praxe um meio de conviver, “conhecer novas pessoas” e desenvolver a sua “integração na cidade de Viseu”. Tal como ela, muitos foram aqueles que encontraram na praxe um refúgio. Miguel frequenta o quarto ano do curso e reforça que na praxe não desistiram dos novos alunos. “Em Viseu, fizemos atividades lúdicas por detrás de uma tela de ecrã”, indica. Tudo online, desde aulas, praxes e até mesmo, as tradições académicas, como o caso da Serenata Monumental. “Somos a favor da integração no associativismo jovem, no acolher as pessoas e receber de braços abertos numa cidade nova para muitos alunos”, reforça, Miguel Estrela, jovem e estudante de Viseu.
As aulas práticas retomaram em regime presencial, contribuindo para a melhoria nas relações interpessoais.
“Ver sempre o lado positivo da situação” é o lema da maior parte dos estudantes, pois só assim arranjam motivação para um bom desempenho no percurso escolar.
A pandemia Covid-19 instalou-se em 2020 no país e no mundo. Sejam as aulas e as praxes online ou presenciais, várias foram as estratégias adotadas pelos jovens do Ensino Superior.