Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Escola Secundária de Viriato, em Viseu, realizou recentemente a Semana das Artes onde revelou o trabalho realizado neste ano letivo pelos alunos das turmas de Artes Visuais dos 10.º, 11.º e 12.º anos.
Além das exposições, a iniciativa também organizou algumas oficinas com o objetivo de educar e sensibilizar para “valores sãos e essenciais” através da arte que poderá ser “uma excelente terapia”.
Por exemplo, na oficina de cianotipia, os alunos de Artes Visuais conheceram um novo processo de impressão fotográfica em tons de azul que utiliza dois produtos químicos com base em citrato de amónio e ferro e ferrocianeto de potássio, que, sob o efeito da luz, se transformam na cor azul da Prússia.
Já a designer Ana Verónica fez um encontro com as turmas de artes “para uma conversa sobre o seu percurso formativo e a realidade do dia-a-dia” de quem trabalha com aquela profissão. A arquiteta Rita Esteves organizou um workshop de biopintura onde foram aprendidas práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente.
Os alunos fizeram ainda desenhos anamórficos e participaram no desafio “O mar começa aqui” organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Uma outra aluna fez um mural que representa o final do percurso escolar e que foi concretizada por um grupo de alunos do 12.º ano.
As exposições da Semana das Artes continuam disponíveis em fotografias no site da escola.