Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O concelho de São João da Pesqueira não vai fazer ‘festa rija’ esta quinta-feira (24 de junho), dia do São João.
A Câmara decidiu cancelar os festejos naquele que é também o dia do feriado municipal porque ainda persiste o risco de Covid-19 e para não prejudicar a saúde e a segurança das pessoas.
A autarquia e a população do concelho esperavam que o cenário pandémico tivesse mudado este ano, mas tal não aconteceu. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, lembra que a situação do novo coronavírus ainda não passou.
“A situação pode estar um pouco melhor, mas ainda não está totalmente controlada. A vacinação está a decorrer a bom ritmo, mas entendemos por cautela que o melhor seria salvaguardar a saúde e a segurança das pessoas. Por isso, é com pena que não vamos realizar os tradicionais festejos do São João”, diz.
No entanto, o São João não vai ser esquecido em Pesqueira. Manuel Cordeiro garante que, além da realização da tradicional missa dedicada ao santo padroeiro do concelho, a Câmara vai fazer um apontamento nas redes sociais e recordar as marchas dos anos anteriores.
Quanto ao futuro do concelho, Manuel Cordeiro, que já anunciou a sua recandidatura para as próximas autárquicas, traça como principais desafios a saúde, a melhoria das acessibilidades como a Estrada Nacional 222 e a descentralização de competências com vista a uma “melhor autonomia de um município para poder apostar no seu território à medida das necessidades”.
O presidente eleito como independente acredita também que a situação vai ser ainda melhor em São João da Pesqueira nos próximos tempos.
“A pandemia passará ou, pelo menos, passará esta fase. Não sabemos se vamos voltar a ser vacinados para o ano e como vai evoluir. De qualquer forma, julgo que estaremos melhor e que as coisas avançarão”, conclui.
Além de São João da Pesqueira, também Nelas, Cinfães, Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço comemoram hoje o São João. A autarquia de Armamar também decidiu cancelar os festejos locais por causa da atual pandemia.
Já Tabuaço tem comemorado o São João nas redes sociais com atuações e marchas.