O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Núcleo Museológico da Torre Medieval de Vilharigues já foi inaugurado, no âmbito do programa “II Jornadas de Arqueologia de Vouzela”. O objetivo passa por demonstrar a importância do monumento.
“Esperamos que este espaço seja um polo dinamizador do turismo e da economia local, permitindo que as pessoas permaneçam no território”, afirmou o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.
Do outro lado, o coordenador do estudo arqueológico, Manuel Luís Real, esclarece ainda que “a musealização das torres de Vouzela é um dos eixos do ‘Estudo do Património Histórico-Arqueológico de Vouzela’”, tendo já sido inaugurado, em novembro de 2020, o núcleo museológico da Torre de Alcofra.
A torre medieval está classificada como Imóvel de Interesse Público e terá sido construída em finais do século XIII, inícios do século XIV.
O estudo do Património Histórico e Arqueológico de Vouzela resulta de uma parceria entre o município de Vouzela, a Universidade do Algarve e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.