Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
São cinco as aldeias que vão ser avaliadas e ser alvo de um processo de classificação por parte da Associação de Desenvolvimento Local (ADICES) em parceria com os cinco Municípios do seu território de intervenção com vista a integrarem a rede de “Aldeias de Portugal”, projeto que tem amplitude nacional.
As aldeias propostas para a classificação são Macinhata do Vouga em Águeda, Oliveira do Conde em Carregal do Sal, Marmeleira em Mortágua, Couto do Mosteiro em Santa Comba Dão e Jueus em Tondela.
Após um minucioso processo de monitorização que conta com a colaboração das autarquias locais dos municípios de Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, da Associação de Turismo de Aldeia (ATA), essa classificação está a ser alvo de um levantamento das características identitárias de cada uma das aldeias que foram já seleccionadas .
Com a seleção já concluída em cada um dos municípios que integram a ADICES, pretende-se agora classificar estas cinco aldeias “enquanto zonas rurais com elevado potencial turístico, com forte atividade no setor primário, e que mantém uma vivência quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades permanentes na aldeia e áreas envolventes”.
De acordo com o projeto de “Classifiatação de Aldeias” da Associação de Turismo de Aldeia, que avalia os requisitos de cada uma delas, “envolve também outras dinâmicas, que se caraterizam pela promoção da aldeia com base na sua identidade, a promoção e preservação das práticas e tradições culturais, a valorização dos recursos locais (património, artesanato, gastronomia, animação), reforçando o sentimento de pertença junto destas pequenas comunidades”.
Em simultâneo com a avaliação e a classificação destes territórios rurais, nos próximos meses, serão ainda dinamizadas no seio destas aldeias diversas iniciativas de animação e promoção da “Aldeia e dos seus produtos turísticos”, baseados na genuinidade e nas experiências vividas na ruralidade de cada território.
O projeto “Aldeias de Portugal” – Consolidação e Replicação Nacional tem, também, como missão, “reforçar o tecido demográfico dessas localidades, promovendo-as s e capacitando a sua comunidade, ao mesmo tempo que valoriza o património cultural e, assim, consolida a rede “Aldeias de Portugal” alargando a sua representatividade e visibilidade”.