Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O distrito de Viseu foi a região do país com mais acidentes na estrada causados por animais em 2020.
As autoridades registaram 227 sinistros no distrito, um número que é superior ao que foi registado em Braga, Porto, Aveiro e Faro. Só nestas cinco regiões, foram apuradas 937 ocorrências durante o ano passado.
Desde 2019 e até fevereiro deste ano, Viseu contabilizou um total de 427 acidentes. Em declarações ao Jornal do Centro, o relações públicas da GNR de Viseu, o tenente-coronel Adriano Resende, admite haver uma tendência de “aumento considerável” das ocorrências deste tipo nos últimos dois anos.
A causa pode estar no número de animais abandonados. “Eventualmente, há sempre a possibilidade de haver mais animais a vaguear nas vias”, diz o relações públicas, que revela que grande parte dos acidentes ocorre em estradas nacionais e municipais.
O militar acredita que o período pandémico terá motivado o aumento da presença de animais nas estradas.
“Queremos crer que a pandemia também poderá ter potenciado. Tivemos um período considerável de tempo confinados e uma menor circulação de veículos nas vias, pelo que houve mais vontade e disponibilidade para que os animais possam vaguear”, explica.
Segundo Adriano Resende, os cães, os javalis e as raposas são os animais que estão mais vezes envolvidos em acidentes rodoviários.
Em todo o país, foram registados 1.811 atropelamentos nas vias geridas pela Infraestruturas de Portugal em 2020, uma redução de cerca de 30 por cento face a 2019.
Nos últimos dois anos, houve 5.304 sinistros com origem no aparecimento de animais nas vias, resultando em 240 feridos e num morto em 2020. A maioria envolveu animais domésticos (3.474).