A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os Bombeiros Sapadores de Viseu passaram a contar com 17 novos operacionais. O anúncio foi feito no passado fim de semana, aquando da comemoração dos 194 anos de atividade desta corporação.
Os bombeiros vão ser formados durante quase um ano nos Sapadores de Lisboa para integrarem depois o corpo ativo de Viseu.
O efetivo é reforçado para responder ao aumento de trabalho que a corporação tem pela frente. Segundo o comandante Jorge Antunes, os recrutas vão começar a formação já em agosto.
“Antigamente havia aplicações de pessoal. Agora, com esta entrada dos 17 bombeiros, já está mais composto o quadro [da corporação]. As ocorrências não param de crescer e ainda temos mais o acréscimo da Covid e das vespas que nos dão muito trabalho diariamente”, explica.
No aniversário da corporação, os Sapadores de Viseu receberam um novo carro com capacidade para 16 mil litros de água e que veio substituir duas viaturas antigas que foram abatidas.
“Tínhamos duas viaturas que já não tinham condições de circular, eram um perigo para os condutores e já tinham pouca rentabilidade para as operações. Esta viatura em segunda mão está ótima e era mais uma lacuna que tínhamos”, explica Jorge Antunes.
O comandante dos Sapadores de Viseu acrescenta que a corporação está atenta aos fundos comunitários no sentido de saber se há oportunidades para comprar mais um carro de combate a incêndios, com capacidade para transportar 4.500 litros de água.
Durante os primeiros seis meses deste ano, a corporação já respondeu a mais de 700 ocorrências, tendo a maioria sido destruição de ninhos de vespa, com 197 situações, e casos de desinfeção e descontaminação de Covid-19, com 125 ocorrências. Os Sapadores combateram 61 incêndios urbanos.
Em 2020, os bombeiros sapadores atenderam 1.861 ocorrências.