Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Um membro da direção, três jogadores e um treinador dos juniores do Lusitano de Vildemoinhos colocaram mãos à obra e estão a pintar os muros que rodeiam o relvado do Estádio dos Trambelos.
Fábio Farias, técnico dos juniores do conjunto viseense, conta que esta ideia surgiu no final da época passada, quando disputavam o “torneio complementar que a Associação de Futebol de Viseu (AFV) organizou” e onde o clube entrou “com a equipa de sub-21”.
Tudo começou com uma proposta da direção do Lusitano, que deu a oportunidade dos juniores jogarem “no relvado do Estádio dos Trambelos, para que os atletas pudessem conviver e sentir o que é estar nos Trambelos”.
Durante o decorrer da competição, Fábio conta que “olhava para as paredes e sentia que já estavam um bocadinho encardidas e achava que podia dar outra imagem”. “Eu olhava sempre muito para isso. Entretanto, eu falei com o presidente e disse que para dar outro ar, eu chamava uns atletas dos juniores e pintávamos isto”, conta.
O primeiro a arregaçar as mangas foi Ricardo Vasconcelos, mais conhecido como “Canholas” no clube. O técnico de equipamentos do Lusitano deu o pontapé de partida nesta iniciativa, começando por limpar os muros todos.
Depois disso, foi a vez de Fábio Farias, Gonçalo Correia (jogador), Rodrigo Saraiva (jogador) e Vasco Paredes (jogador), colocarem mãos à obra e darem início à pintura das paredes.
O treinador dos juniores trambelos, confessa que “esta ação mostra que os atleta sentem o clube e ficaram agradecidos quando a direção lhes deu a oportunidade de estar cá a treinar e a jogar”.
Para Fábio Farias esta é a definição de ser trambelo, “é ser uma pessoa que está cá e não olha só para o jogar, só para o ego, olha também para aquilo que nos rodeia e para quem nos ajuda.”
Numa fase inicial, este grupo só está a intervencionar os muros envolventes ao relvado do Estádio dos Trambelos, mas as obras de requalificação podem vir a estender-se às bancadas e também a outras zonas do complexo desportivo.
Fábio Farias acredita que depois de verem esta primeira iniciativa, “os miúdos mais pequenos vão olhar para isto de outra maneira e na próxima vez se calhar já veem ajudar”.
“Numa próxima vez que o clube precisar de alguma coisa, eles aí já vão dizer que sim também. Isso é gratificante. Daqui a uns anos, quando viermos aos trambelos ver um jogo, vamos lembrar-nos que fomos nós que andámos a pintar aquelas paredes”, assume.
O técnico revela que o “clube agradeceu” o gesto deste grupo de trambelos e deixa a promessa de que vão “fazer mais por ele”.