A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A Câmara de Mangualde assinou com a GNR um protocolo de cooperação que visa a associação destas instituições ao projeto eGuard, que tem como objetivo a introdução de um serviço de teleassistência para munícipes em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar.
Segundo um comunicado da autarquia, o programa, que teve o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento, irá disponibilizar um dispositivo eletrónico de apoio gratuito aos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade.
“O sistema de teleassistência será monitorizado em permanência através de um portal que se encontrará acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu e o município assumirá o custo de dez euros mensais com cada um dos dispositivos que irá atribuir aos utilizadores do sistema eGuard”, explica.
O presidente da Câmara, Elísio Oliveira, defende que as entidades envolvidas vão “combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, através da criação de respostas integradas e aproveitando as sinergias que cada parceiro poderá desenvolver, sobretudo nas componentes fundamentais da segurança, do socorro e da ação social”.
O aparelho eletrónico é acionado quando é premido o botão, mas também se os aparelhos se mantiverem inativos mais de 12 horas. A GNR pretende assinar acordos com 12 autarquias da região de Viseu a propósito desta iniciativa.