biblioteca nelas 2
Apagão Viseu
parque_do_fontelo_56
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Lifestyle » O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu

O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro
08.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro
08.08.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Há vinte anos, da Ucrânia até Portugal, viaja Halyna Buchin Dyakun para arranjar emprego. De preferência para fazer aquilo que gosta: ser cabeleireira e barbeira. “Vai fazer em setembro vinte anos que estou em Portugal. Já estou habituada aqui, eu gosto de Viseu”, salienta a barbeira.

Herdou o gosto desta arte com a sua família. “Eu comecei por ir ao trabalho da minha mãe a ver como ela trabalhava. Comecei a gostar e depois tirei um curso de Cabeleireira”. O primeiro trabalho foi no salão da mãe, na Ucrânia. Desde então, nunca mais parou.

De tesoura na mão e a fazer-se ouvir o ruído caraterístico da máquina de barbear ou da navalha, Halyna distingue-se por ser a melhor de Portugal. “Andei à procura de trabalho de um lado para o outro, bati porta a porta para ver se alguém me dava trabalho na área. Bati aqui no Sr. Osvaldo e ele aceitou. Já estou aqui há 16 anos e comecei a trabalhar com homens. Inicialmente, os homens tinham medo”, reforça Halyna. Agora, pode dizer o contrário. Todos os clientes homens querem ser atendidos pela ucraniana. Diariamente, desde vinte a vinte e cinco clientes é o que lhe espera. “Gosto de brincar com os clientes e gosto de falar com eles”, solta um riso, a barbeira.

Apesar de ter dado os primeiros passos por terras ucranianas, Halyna Dyakun cresceu profissionalmente em Portugal. “Trabalhei mais com penteados de noiva e penteados de gala. Agora trabalho mais com modelos de homens”. Ano após ano, Halyna aposta no enriquecimento do seu percurso, participando em concursos nacionais e internacionais. “A gente nunca sabe tudo”, reforça.

A arte de barbear à navalha nasceu com a Halyna e Osvaldo Gomes, barbeiro de 63 anos reparou no seu talento e aceitou a sua proposta de trabalho. Tudo isto, quando Halyna chegou a Portugal. Até hoje, a barbeira mantem-se por ali. É a prata da casa.

Por quem lá passa, satisfação é a palavra de ordem. “Gosto muito dos meus clientes e eles do meu trabalho. Fico muito feliz”, destaca.

Em 2019, Halina vence o maior evento nacional de barbeiros, o Challenge CACP BarberShop. Além disso, representou Portugal no OMC Hairworld 2020 no World Cup, em Paris e conquistou o segundo lugar no Concurso Nacional da Arte em Cabelos (NNAC) – Portugal Nacional Cup 2019 Hair & Beauty, nas categorias “classic fade cut” e “low skin fade cut” na vertente da barbearia. “Quando conquistei estes prémios e subi ao palco foi uma emoção muito forte”, menciona Halyna com os olhos lacrimejantes.

Trabalho não lhe falta e a vontade de participar em mais concursos também. Este ano, tem como objetivo participar no campeonato do mundo, no Japão.

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 O melhor barbeiro do país é mulher e trabalha em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar